ENTRADA E ABORDAGEM DA PONTUAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO (PNLD 2015-2017): CRÍTICAS E POSSIBILIDADES
Pontuação. Livro Didático de Língua Portuguesa. Recurso Expressivo. Protótipos didáticos.
Esta tese, situada na área de conhecimento da Linguística Aplicada, toma como objeto de estudo a problematização do ensino da pontuação a partir de dois eixos: da entrada e da abordagem nos livros didáticos de Língua Portuguesa indicados pelo Guia PNLD 2015; e da proposição de atividades que articulem a pontuação como um dos recursos expressivos utilizados para a construção estilística do enunciado. Consistem seus objetivos centrais: 1) discutir, em uma perspectiva dialógica, a entrada e a abordagem da pontuação nos livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados no PNLD (2015-2017), voltados para o ensino médio; e 2) elaborar, com base nas críticas apontadas, protótipos didáticos (ROJO, 2012, 2013) que permitam explorar os sinais de pontuação como recursos expressivos dos enunciados. Ancorada no paradigma interpretativista com enfoque qualitativo (CHIZZOTTI, 1998; FREITAS, 2002, 2007, 2010), a pesquisa se respalda teoricamente nas contribuições do Círculo de Bakhtin sobre linguagem, dialogismo e enunciado (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2006; BAKHTIN, 2003, 2008, 2013). Resultados parciais indicam que, embora já sejam identificadas algumas mudanças no trabalho com a pontuação, a maior parte dos LDP sugeridos pelo PNLD 2015 conserva uma visão normativa e dissociada de outros conhecimentos para o tratamento do referido conteúdo. Com base nas reflexões críticas, protótipos didáticos estão sendo desenvolvidos com o fim de ressignificar o modo como se compreende a pontuação e contribuir com uma abordagem discursiva do tópico sob análise, integrando-o às práticas de leitura e de escrita.