A construção causal-explicativa [POR + SN + DE + X] em perspectiva funcional
Causa e explicação. Linguística Funcional. Construção.
Investigamos, neste trabalho, a construção causal-explicativa [POR + SN + DE + X] em perspectiva funcional. Objetivamos examiná-la com vistas a identificar propriedades formais e funcionais, considerando suas instâncias de uso em situações reais de comunicação, além de propor um contínuo de sentidos a ela relacionados. Assumindo uma perspectiva funcional, a pesquisa fundamenta-se teórico-metodologicamente na Linguística (Funcional) Centrada no Uso (LFCU), nos termos de Martelotta (2011) e Furtado da Cunha et al. (2013). Essa abordagem reúne pressupostos da Linguística Funcional norte-americana, tal como definida por Givón (1979, 1995, 2011), Hopper (1991), Bybee (2010, 2011) e Traugott (2011), e da Linguística Cognitiva, representada por Lakoff (1987), Langacker (1987), Lakoff e Johnson (1999). Ademais, agregamos contribuições da Gramática de Construções, representada por Goldberg (1995), Croft (2001) e Traugott e Trousdale (2013). Os dados utilizados para a análise foram retirados do Corpus Discurso & Gramática, seções Natal (FURTADO DA CUNHA, 1998) e Rio de Janeiro, (VOTRE; OLIVEIRA, 1995), composto de textos orais e escritos, e de textos de diversos gêneros extraídos do jornal Tribuna do Norte, produzido no Rio Grande do Norte. A pesquisa apresenta uma abordagem de viés quali-quantitativo, com predominância do primeiro. Possui também caráter descritivo e explicativo. Com base nos resultados, identificamos que a construção em estudo representa um esquema abstrato que licencia diferentes microestruturas com base no preenchimento do slot SN, as quais apresentam especificidades semântico-cognitivas e discursivo-pragmáticas. Além disso, constatamos que o núcleo do slot X pode apresentar-se preenchido por um SN (lexical ou pronominal) ou por uma oração. Também percebemos que, além de causa e explicação, esse padrão construcional está relacionado um contínuo de outros sentidos, que envolve as ideias de motivo, razão e justificativa.