A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO EM TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS: UMA ANÁLISE CONSTRUCIONAL BASEADA EM FRAMES.
Linguística Cognitiva; textos dissertativo-argumentativos; frames.
O objetivo central desta dissertação é investigar a ativação dos frames subjacentes ao processo de construção de sentido nos textos dissertativo-argumentativos. Durante o trabalho de investigação, foram selecionados, do Banco de Redação do UOL, textos dissertativo-argumentativos para a composição do corpus desta pesquisa. Este estudo tem por base o aporte teórico da Linguística Cognitiva corporificada. Nesse sentido, a base teórica para o desenvolvimento da pesquisa foi o pressuposto de linguagem corporificada defendido por George Lakoff (1987, 1990,1999), Lakoff e Johnson (1980), Fillmore (1982, 1985), Feldman (2006) e Duque (2015). Em sendo assim, o ponto de partida desta investigação decorre do pressuposto de que o processo de construção de sentido está atrelado à ativação de mecanismos cognitivos existentes no cérebro humano, modelados pelas experiências corpóreas em constante interação com o meio e armazenados como memória. Tendo isso em vista, esta dissertação busca, dentro do processo de construção de sentido, analisar o envolvimento dos frames, mecanismos neurais que são acionados por pistas linguísticas, durante a compreensão do discurso, fundamentais para organizar e ordenar o mundo sociocultural. Com base nesse entendimento, tem-se, também, a pretensão de identificar e descrever o funcionamento desses mecanismos cognitivos.