IMAGEM E PALAVRA EM “SÃO MARCOS”, DE GUIMARÃES ROSA
Palavras-chave: Imagem literária; Formas simples; Regionalismo; Religiosidade popular.
Os contos de Sagarana, obra inaugural de Guimarães Rosa, trazem uma panorâmica dos temas e assuntos que motivaram toda sua obra. Um desses contos - “São Marcos” - é o objeto do trabalho aqui proposto. O autor retrata o cotidiano de uma comunidade distante, típico reduto da memória cultural de um Brasil caboclo. Considerando que os contos foram originalmente escritos no início da década de 1930 mas tornaram-se conhecidos em 1937, este trabalho estuda as peculiaridades do sincretismo da religiosidade sertaneja e sua importância no âmbito do regionalismo literário à época de sua elaboração. O estudo visa mostrar a configuração das imagens literárias no conto, de acordo com as ideias de D. H. Pageaux (1988), destacando as formas simples (André Jolles, 1976) na estruturação do texto, os aspectos peculiares da religiosidade popular (C. R. Brandão, 1980), e conta com as ponderações historiográficas de Antonio Candido.