As mulheres de Hilda Hilst: a figura feminina no cenário pornográfico hilstiano
Este trabalho discute a classificação da trilogia novecentista de Hilda Hilst composta por O Caderno Rosa de Lori Lamby (1990), Contos D’escárnio. Textos Grotescos (1990) e Cartas de um Sedutor (1991) dentro do gênero pornográfico. O presente estudo reflete sobre o caráter da pornografia enquanto gênero artístico-literário, partindo da reflexão sobre o seu histórico de transformação ao longo de seu surgimento e questionando as definições reducionistas que acabam por tratar pornografia e arte como elementos antitéticos. Altercações a respeito da oposição entre erotismo e pornografia enquanto gêneros literários distintos também serão feitas, trazendo os problemas conceituais e de estrutura envolvendo tal antinomia. Aqui as incongruências apontadas por parte da crítica na estética de Hilst, quando se tratando de escrita pornográfica, são vistas como inovações dentro do gênero e nos capítulos posteriores pretende-se especular, através da análise das personagens femininas da trilogia, se a mesma inovação ocorre no processo de figuração da mulher.
Hilda Hilst, pornografia, erotismo, mulher