Banca de QUALIFICAÇÃO: CANNIGGIA DE CARVALHO GOMES



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: CANNIGGIA DE CARVALHO GOMES
DATA: 17/05/2016
HORA: 15:30
LOCAL: UFRN
TÍTULO:

O RITO, O PRINCÍPIO E A PASSAGEM: ESPELHOS PARA O CORPO E CAMINHOS PARA O ERÓTICO EM ANA PAUL57A TAVARES


RESUMO:

 

Esta dissertação encontra na poética de Paula Tavares, publicada desde 1985, o corpus para a pesquisa que aqui se desenvolve. Angolana, do sul de Huíla, traz o corpo da mulher e seu erotismo como temática fulcral de seu trabalho, irrompendo na literatura produzida em África a partir de uma poética transgressora dos costumes. É nas poesias publicadas ao longo dos seus seis livros que encontramos os elementos principais para a construção desse texto, principalmente nos poemas que refletem sobre o corpo feminino e o erótico, bem como os que nos sugerem uma perspectiva de leitura a partir das questões de gênero. Ancorados na teoria de Hélène Cixous, em The laugh of the Medusa (1976), partiremos do princípio que há uma literatura de autoria feminina, uma dicção no feminino, para que, assim, possamos verificar os elementos que surgem a partir dessa escrita. Investigaremos, mais profundamente, como se dá o erótico na poética de Paula Tavares e os caminhos que nos é oferecido para refletirmos sobre as questões de gênero secularmente deflagradas nas sociedades. Para aprofundarmos as análises sobre o corpo e o erotismo, utilizaremos, com mais ênfase, as colaborações teóricas de Elisabeth Grosz, em Corpos reconfigurados (2000), Elódia Xavier, em Que corpo é esse? O corpo no imaginário feminino (2007), Georges Bataille, em O erotismo (2014), Ella Showaltter, em Anarquia sexual (1993), Foucault, em História da sexualidade (1976-1984) e em Vigiar e punir: nascimento da prisão (1975). A pesquisa que aqui propomos, se constitui metodologicamente como bibliográfica e analítica.

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 


PALAVRAS-CHAVE:
RESUMO
EstadissertaçãoencontranapoéticadePaulaTavares,publicadadesde1985,ocorpus
paraapesquisaqueaquisedesenvolve.Angolana,dosuldeHuíla,trazocorpoda
mulhereseuerotismocomotemáticafulcraldeseutrabalho,irrompendonaliteratura
produzidaemÁfricaapartirdeumapoéticatransgressoradoscostumes.Énaspoesias
publicadas aolongo dos seusseis livros queencontramos oselementos principaispara a
construção desse texto, principalmente nospoemas querefletem sobreo corpo feminino
eoerótico,bemcomoosquenossugeremumaperspectivadeleituraapartirdas
questõesdegênero.AncoradosnateoriadeHélèneCixous,emThe laugh of the
Medusa (1976), partiremos do princípio que há uma literatura de autoria feminina, uma
dicçãonofeminino,paraque,assim,possamosverificaroselementosquesurgema
partirdessaescrita.Investigaremos,maisprofundamente,comosedáoeróticona
poéticadePaulaTavareseoscaminhosquenoséoferecidopararefletirmossobreas
questõesdegênerosecularmentedeflagradasnassociedades.Paraaprofundarmosas
análisessobreocorpoeoerotismo,utilizaremos,commaisênfase,ascolaborações
teóricasdeElisabethGrosz,emCorpos reconfigurados (2000), Elódia Xavier, em Que
corpo é esse? O corpo no imaginário feminino (2007), Georges Bataille, em O erotismo
(2014),EllaShowaltter,emAnarquia sexual (1993), Foucault, em História da
sexualidade(1976-1984) e em Vigiar e punir: nascimento da prisão (1975). A pesquisa
que aqui propomos, se constitui metodologicamente como bibliográfica e analítica.

 

Palavras-chave: Paula Tavares; Erotismo; Escrita feminina.



PÁGINAS: 57
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Comparada

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1674934 - TANIA MARIA DE ARAUJO LIMA
Externo ao Programa - 1987097 - ANA SANTANA SOUZA
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEIÇÃO CRISÓSTOMO DE MEDEIROS GONÇALVES MATOS FLORES - UnP
Notícia cadastrada em: 04/05/2016 14:34
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