Banca de QUALIFICAÇÃO: JUCELY REGIS DOS ANJOS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUCELY REGIS DOS ANJOS SILVA
DATA: 25/08/2015
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 325 do CCHLA
TÍTULO:

UM CORPO ENTRE LINHAS DE ESCRITA E DE VIDA: ANA CRISTINA CESAR


PALAVRAS-CHAVES:

Ana Cristina Cesar; corpo; subjetividade; linhas de escrita; linhas de vida.


PÁGINAS: 59
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Comparada
RESUMO:

O corpo, lugar deslegitimado do saber, assume importância central no trabalho de artistas contemporâneos. No Brasil, década de 70, diferentes manifestações artísticas, incluindo-se a poesia marginal, integram em suas práticas o corpo-a-corpo com o leitor/espectador/participante. Pretendemos pensar, na literatura de Ana Cristina Cesar, que caminhos são possíveis por este movimento que arrasta a vida para a literatura e a literatura para a vida: linhas cruzando. Tal movimento, sinalizado pelos poemas de Cesar, relaciona pares como “expressão” e “construção”, “representação” e “experiência”, “vida” e “literatura”. Compreendemos que essa tensão aproxima-nos do corpo, já que, no ato de escrever, a escritora descobre um “tesão do talvez”. Buscamos responder: que tensões a poesia de Ana Cristina Cesar cria sobre o sujeito ao trabalhar seus mitos pessoais? Como se construiu o rosto dessa escritora? De que modo a sua poesia faz e desfaz esse rosto? Nessa experimentação com a poesia de Cesar, recorremos aos poemas-prosas de A teus pés e Inéditos e dispersos, reunidos no volume de Poética (2013). Partindo dessas leituras e indícios, traçamos relações com: a distinção de Deleuze e Guattari (2012) sobre as linhas segmentárias e linhas de fuga, imanentes ao campo social e também à prática artística; o conceito de rostidade (DELEUZE; GUATTARI, 2012); as entrevistas cedidas por Ana Cristina Cesar; os textos críticos da própria autora, em Crítica e tradução (CESAR, 1999). Também contribui para a análise a atualização de Suely Rolnik (2006) a respeito das três linhas de (des)construção da subjetividade, a partir da obra de Deleuze e Guattari. Além disso, consideramos os textos: sobre a poesia e a pessoa de Ana Cristina Cesar, reunidos no volume de Poética (CESAR, 2013); sobre vida e literatura em Diálogos (DELEUZE; PARNET,1998) e Crítica e clínica (DELEUZE, 2011).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA CLAUDIA FELIX GUALBERTO - UFPB
Externo ao Programa - 1055142 - FRANCISCO FABIO VIEIRA MARCOLINO
Presidente - 1674934 - TANIA MARIA DE ARAUJO LIMA
Notícia cadastrada em: 11/08/2015 10:44
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