NOS CAMINHOS DE BRANCA DE NEVE:
UM ESTUDO SOBRE MEMÓRIA CULTURAL E SIMBOLOGIA NOS CONTOS DE FADAS
Conto de fadas. Cultura. Oralidade. Simbologia. Memória.
Este trabalho tem por objetivo compreender a formação do gênero conto de fadas literário, observando as questões sociais e culturais intrínsecas ao literário. A compreensão do processo de consolidação e institucionalização do gênero é interligada com a análise de contos que apresentam elementos de semelhança com a história “Branca de Neve e os Sete Anões”, publicada em 1812 pelos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm. A partir deste conto é feito um trabalho de ‘rastreamento’, seguindo a pesquisa de Carlo Ginzburg (1989,1993), de demais contos que possuam elementos narrativos e símbolos semelhantes, dentre os quais foram selecionados contos de Giambattista Basile (1634), Laura Gozenbach (1870), Thomas F. Crane (1885) e Joseph Jacobs (1892), para compor o corpus desta dissertação. A partir da análise dos contos, buscou-se uma compreensão de como esse gênero consegue permanecer como um dos mais importantes do mundo, conforme o pensamento de Jack Zipes (2006). A análise também abrange a simbologia de Carl Jung (2013) presente em todos os contos selecionados, baseando-se na ideia de que os símbolos cumprem papéis essenciais na permanência do gênero conto de fadas nas sociedades. A utilização dos contos para fins de legitimação de identidade de um determinado povo também é bastante relevante. Assim, os trabalhos de Benedict Anderson (2006), Michael Pollak (1989, 1992) e Pierre Nora (1993) foram decisivos para o desenvolvimento de nossa análise. Por fim, esta pesquisa instiga um olhar diferente sobre o significado cultura, para que seja possível compreender o lugar dos contos de fadas nas sociedades atuais.