Entre salinas e maledicências: uma leitura do romance Macau e sua aplicabilidade ao ensino de literatura
Romance Macau. Romance de 30. Linguagem. Ensino de Literatura. Recepção do texto literário.
O objetivo desta pesquisa é apresentar uma leitura do romance Macau (1934), do escritor Aurélio Pinheiro, situado no contexto da literatura brasileira produzida na década de 30 do século passado e analisar as configurações da linguagem que revelam conflitos individuais e sociais relacionados às tensões decorrentes dos processos de modernização de uma cidade do interior do Rio Grande do Norte, tendo em vista a aplicabilidade desses conhecimentos no contexto educacional. As discussões acerca do ensino de literatura levaram a uma experiência de estágio no ensino superior, tendo como leitura literária norteadora esse romance. Neste sentido, esta pesquisa, de caráter bibliográfico, analítico e empírico, se encontra nas discussões entre literatura e ensino que nos permitem, além de uma leitura crítica acerca do romance Macau, um olhar tanto na educação básica quanto na formação de professores, o que justifica a vinculação desta dissertação na linha de pesquisa “Leitura do texto literário e ensino”. Os objetivos foram atendidos a partir de leituras do texto literário, breve estudo sobre o autor, análise das tensões expressas pela linguagem, defesa da literatura como um direito universal, revisão panorâmica de pesquisas relacionadas ao ensino de literatura, leitura de documentos oficiais que regulamentam a educação brasileira, discussão sobre formação de professores, estágio no ensino superior com aplicação de uma sequência didática, recepção do referido romance por professores em formação voltada para a aplicabilidade na educação básica. Para isso, a pesquisa teve como orientação teórica, prioritariamente, os estudos de Antonio Candido (1976; 1995), Luís Bueno (2006), Walter Benjamin (1985), Mikhail Bakhtin (2010), Hans Robert Jauss (1994), Theodor Adorno (2006), Antonie Compagnon (2009) e Rildo Cosson (2009).