A responsabilidade Enunciativa em resenhas produzidas por alunos do 2º ano do Ensino Médio
Responsabilidade enunciativa; pdv; resenha
Esta pesquisa se insere nos estudos da Análise Textual dos Discursos (doravante ATD), proposta por Jean-Michel Adam. A ATD oferece possibilidades de uma abordagem teórica e descritiva no âmbito da Linguística Textual, em uma perspectiva interdisciplinar, considerando o quadro mais amplo da análise dos discursos. Nessa direção, analisaremos a Responsabilidade Enunciativa (RE), que está pautada no Nível 7 na proposta de análise de Adam, que divide a análise dos textos/discursos em oito níveis e refere-se a Enunciação, a RE e a Coesão Polifônica. O corpus se constitui de 15 textos/resenhas de alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual do Rio Grande do Norte. Nos referidos textos, objetivamos identificar, descrever e analisar marcas linguísticas de assunção da RE e do engajamento. Para tanto, o ponto de vista do enunciador também será considerado. O quadro teórico, além de Adam (2008, 2010, 2011), inclui autores que estudam a Enunciação, entre eles Rabatel (2009), Guentchéva (1994), Authier–Revuz (2004). Na metodologia, descrevemos a pesquisa e o contexto de produção dos textos e as categorias de análise. Nas considerações finais, mostramos que, na maioria textos, os alunos usaram a primeira pessoa do singular, o uso de verbos e advérbios com valor apreciativo ou opinativo, materializando, assim, assunção e engajamento enunciativo, no gênero resenha, produzido por alunos do Ensino Médio.