OS DISCURSOS SOBRE A EDUCOMUNICAÇÃO NA RÁDIO ESCOLAR:
UM ESTUDO ETNOGRÁFICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA
Educomunicação; Rádio Escolar; Discurso; Dialogismo
A pesquisa faz uma análise da construção discursiva sobre a Educomunicação, a partir
de um curso de formação de educomunicadores, com professores e alunos de uma
escola da Rede Pública Estadual, situada geograficamente na cidade do Natal(RN),
estudando a constituição dos sentidos que a prática educomunicativa na Rádio Escolar
adquire para formadores e cursistas (docentes e discentes). O contexto sócio-histórico
que envolve essa investigação corresponde à nova realidade social, mediada pelas
tecnologias da informação e da comunicação que, por sua vez, impulsionam a instituição
escolar a capacitar os alunos na utilização de diferentes linguagens que permeiam a
sociedade. Mas, para tanto, é necessário ter professores também habilitados para
trabalharem as tecnologias da comunicação de forma a atenderem os anseios dos jovens e
adultos que fazem parte da comunidade educativa. Assim, a investigação problematiza
o contexto de produção discursiva sobre a Educomunicação na Rádio Escolar a partir do
processo de formação de educomunicadores na instituição escolar focalizada, tendo
como objetivos identificar as condições de produção discursiva em torno da prática
educomunicativa na Rádio Escolar, analisar a construção discursiva que formadores e
cursistas fazem sobre a Educomunicação e suas marcas dialógicas, além de verificar
como os cursistas relacionam a prática educomunicativa aos seus contextos educativos,
atribuindo sentido aos lugares de professores e alunos. Assim sendo, a pesquisa recorre
à Etnografia aplicada ao contexto escolar como opção metodológica, à Análise do
Discurso, de vertente pecheutiana, bem como aos princípios da Educomunicação, às
reflexões de Paulo Freire e às concepções de Dialogismo em Bakhtin, como aportes
teóricos. Enveredamos por três áreas do conhecimento: Linguística, Comunicação e
Educação, como forma de produzirmos uma leitura comprometida com os aspectos que
envolvem o uso do rádio no ambiente escolar para a promoção de uma prática que seja
educomunicativa. Com esta pesquisa, pudemos construir uma teia de sentidos sobre a escola
que estamos formando ou que queremos formar no século XXI, pois recorremos aos
discursos de formadores e cursistas imersos em novos saberes e práticas na perspectiva de
impulsioná-los a se assumirem enquanto sujeitos de comunicação no ambiente
educativo em busca de uma transformação qualitativa do ser e do fazer no espaço
escolar.