ESCUTA EM GRUPO AOS PROFESSORES DO NEI/NAICAP-UFRN: UMA EXPERIÊNCIA ORIENTADA PELA PSICANÁLISE
psicanálise em extensão; psicanálise aplicada; efeitos subjetivos; desejo do analista; função do analista.
Resumo: A tese se insere no campo da psicanálise, numa perspectiva freudo-lacaniana e trata da possibilidade de produção singular em contexto de grupo, a partir de experiência de escuta em grupo aos professores do NEICAp/UFRN, entre 2007 e 2009. A direção assumida na escuta distingue o desejo da demanda e sustenta um não saber no lugar do endereçamento das falas, promovendo a circulação da palavra e o esvaziamento das significações cristalizadas. A revisão de literatura sobre a prática analítica com grupos permite localizar que é em relação à orientação freudo-lacaniana que se justifica a questão tratada no trabalho. À luz da produção dos analistas lacanianos a especificidade da psicanálise articula-se ao tema da formação do analista, a partir do qual interrogam-se os limites de sua aplicação. Da orientação analítica assumida decorre a exigência ética de colocar em discussão a própria prática à luz dos fundamentos da psicanálise. A tese conta com quatro capítulos de aportes teóricos, três capítulos que trazem fragmentos da experiência, na forma de relatos clínicos e sua discussão à luz dos achados teóricos, e um capítulo de considerações finais. Os achados dessa experiência testemunham mudança de posição subjetiva das professoras, com consequências significativas para algumas crianças. Essas mudanças de posição subjetiva, verificadas nos relatos clínicos equivalem-se à retificação subjetiva. Conclui-se que esse dispositivo de escuta em grupo preserva a singularidade, promovendo efeitos analíticos e evidenciando a incidência da orientação analítica.