Seleção para o Doutorado - Perguntas e respostas frequentes

Seleção para o Doutorado - Perguntas e respostas frequentes


1. A seleção é paga ou gratuita?

Gratuita. O Programa de Pós-Graduação em Psicologia não cobra taxa de inscrição no processo seletivo.

 

2. O curso de Doutorado exige dedicação em tempo integral?

O aluno deve ter disponibilidade de tempo para frequentar as disciplinas, desenvolver atividades de pesquisa, participar de seminários, reuniões de supervisão e elaborar sua dissertação. Aos bolsistas exige-se o tempo integral, conforme resoluções dos fomentos que concedem as bolsas.

 

3. Quais os horários em que as disciplinas são ministradas?

Normalmente entre 08:00 e 17:00 horas. São dependentes de vários fatores que ocorrem ao longo do curso: disponibilidade dos professores, demanda dos alunos, disponibilidade de espaço físico etc., o que permite somente o planejamento semestral do quadro de horários.

 

4. O programa oferece bolsas de estudos?

O programa recebe bolsas da Capes que são alocadas normalmente após a seleção de Bolsas. Como o número de ingressantes é variável, assim como o número de bolsas, não há garantia de bolsas para todos.

 

5. É possível que eu termine o curso sem ter recebido bolsa?

Sim. O Programa de Pós-Graduação em Psicologia realiza semestralmente a seleção de bolsas conforme resolução específica que contém os critérios internos de distribuição, assim os alunos receberão desde que haja disponibilidade.

 

6. Preciso procurar antecipadamente um professor orientador?

Não. Não é necessário contatar um professor orientador ou discutir a proposta de pesquisa antes do processo de seleção. A atribuição de orientadores será feita em momento oportuno de acordo com as deliberações do programa.

 

7. No anexo onde tem a avaliação do currículo, sou eu que preencho?

Sim. O aluno deverá preencher a tabela e contabilizar a pontuação. Caso você não tenha preenchido o anexo, mas submeteu os documentos comprobatórios e o currículo lattes, não se preocupe, sua inscrição não será indeferida.

 

8. Ao contabilizar meu currículo vi que meus pontos passaram de 10,0, é assim mesmo?

Sim. Durante a seleção a nota 10,0 será atribuída ao currículo que obtiver maior pontuação entre os candidatos. E os demais serão ajustados conforme cálculo constante no Edital.

 

9. Qual norma eu devo utilizar no projeto, APA ou ABNT?

O edital não exige nenhuma normatização, portanto, é de livre escolha.

 

10. Vi que a proficiência em inglês precisa entregar no momento de inscrição, mas existe possibilidade de entregar depois?
Não. O exame de proficiência em inglês é para ser entregue na inscrição, impreterivelmente.

 

11. Tenho proficiência em outra língua, posso substituir?

Não. O edital exige que seja em inglês.

 

 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao