CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO NA COMUNIDADE PARA A PRÁTICA FORMATIVA EM SAÚDE
Serviços de Integração Docente-Assistencial. Educação Interprofissional. Ensino Superior. Sistema Único de Saúde
Introdução: A formação em saúde influencia diretamente na qualidade de serviços que serão ofertados para a população. Nesse sentido, a relação ensino-serviço-comunidade permite ao discente conhecer e atuar em diversos níveis de atenção à saúde. O ensino na comunidade parte da perspectiva de desenvolvimento e inserção do discente em campo de práticas, sendo positivo ao longo de seu processo formativo. Por conseguir unir profissões de saúde distintas, a educação interprofissional é caracterizada como protagonista, uma abordagem inovadora, que influencia positivamente a rede básica de serviço. Diante do exposto, a presente pesquisa se justifica devido a necessidade e importância de evidenciar as contribuições do ensino na comunidade, e a perspectiva dos discentes sobre isso. Objetivo: Analisar as contribuições do ensino na comunidade para formação de profissionais da saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, utilizando-se informações coletadas dos portfólios dos discentes acerca de suas experiências na comunidade. A análise dos dados foi realizada manualmente, juntamente com o software Microsoft Word. Resultados: O ensino na comunidade se apresenta como uma ferramenta formativa enriquecedora, impactando positivamente sobre a formação em saúde, permitindo ao discente o desenvolvimento do pensamento crítico e de algumas competências.