SER TUTOR: LIMITAÇÕES E POTENCIALIDADES COM A PLANIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM UM TERRITÓRIO PILOTO
Atenção Primária à Saúde. Gestão em saúde. Educação Permanente.
No estado do Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, no ano de 2012, aderiu ao processo de planificação da Atenção Primária em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde na perspectiva de promover momentos de discussão e mudança no modos operandi das equipes e serviços, em busca da correta operacionalização de Redes de Atenção interconectadas, capazes de atender, com qualidade, a demanda de cada município do Estado. A implantação do projeto, com uma rede prioritária, vem sendo desenvolvida na 4a Região de Saúde do Estado desde 2019, a de atenção às doenças e condições crônicas. Logo, este trabalho tem como objetivo analisar os aspectos estruturais e conjunturais apontados pelos atores partícipes das atividades do projeto piloto de implantação da rede de atenção às doenças e condições crônicas na 4a Região de Saúde do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, que aplicou questionário de caracterização eletrônico e entrevista semiestruturada, com perguntas abertas, via Google Meet. Os dados foram
analisados segundo a técnica de análise de conteúdo na modalidade temática, proposta por Laurence Bardin. A partir dos resultados encontrados, foi possível conhecer a atuação do tutor nas Unidades Básicas Laboratório, habilidades desenvolvidas e as principais dificuldades vistas na implantação do projeto, incluindo o processo de trabalho, fatores organizacionais relacionados à gestão local, equipe e população. Os discursos dos participantes evidenciaram a satisfação em atuar no projeto, ao passo que revelaram sobrecarga de trabalho para conciliar a prática de tutor e as demandas relacionadas aos atendimentos inerentes à formação profissional. Os resultados obtidos neste estudo apontam para a necessidade de fortalecimento do quantitativo de pessoal, incentivo a permanência dos profissionais na equipe evitando rotatividade, conscientização da população ao modo de fazer saúde e a criação de espaços de diálogo entre tutor e a gestão municipal com foco na comunicação efetiva. Tais melhorias têm a finalidade de fortalecer a atuação da Regional de Saúde em todos os níveis de atenção à saúde, aprimorar o atendimento dos profissionais, bem como contribuir para o uso das informações provenientes do estudo para dar suporte à SESAP/RN na tomada de decisões.