INTERVENÇÃO PSICOMOTORA E O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E AFETIVO/SOCIAL EM CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Intervenção Psicomotora (IP); Crianças com Necessidades Especiais (CNE); Desenvolvimento Psicomotor; Desenvolvimento Afetivo/Social.
O desenvolvimento típico de uma criança, segue um ritmo progressivo e padronizado, tendo variações que dependem de inúmeros fatores (intrínsecos e extrínsecos). O desenvolvimento de crianças com necessidades especiais (CNE), pode ser afetado devido a uma condição transitória ou permanente que interfira no seu desenvolvimento normal. Objetivo Geral: sintetizar os efeitos da intervenção psicomotora (IP) sobre o desenvolvimento psicomotor e afetivo/social em crianças com necessidades especiais (CNE). Método: trata-se de uma revisão sistemática que seguiu as diretrizes e recomendações dos itens de relatórios preferenciais para revisão sistemática e meta-análise (PRISMA). O percurso metodológico de construção consiste em artigos publicados sobre o tema no período de 1970 a 2021, com intuito de agregar evidências, avaliando a consistência de programas de intervenção psicomotora (PIP) propostos para esse público.