Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERVAL EDSON PINHEIRO DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROBERVAL EDSON PINHEIRO DE LIMA
DATA : 29/05/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência via Gerência de Redes do CCET/UFRN
TÍTULO:

GASTOS DO SUS COM INTERNAÇÕES HOSPITALARES POR DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NO RIO GRANDE DO NORTE (2000-2024): UMA ANÁLISE DE DECOMPOSIÇÃO E PROJEÇÃO ATÉ 2060


PALAVRAS-CHAVES:

Doenças Crônicas Não Transmissíveis; Internações Hospitalares; Gastos em Saúde; Sistema Único de Saúde; Padronização & Decomposição; Projeção.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

No Sistema Único de Saúde (SUS), as internações hospitalares constituem um elemento balizador para análise do consumo de serviços de saúde, representando uma proxy para compreender os diferenciais de utilização dos serviços hospitalares (leitos de internação) segundo o sexo, grupos etários, motivação diagnóstica/causa de hospitalização e gastos associados em valores totais e médios. Configura-se um cenário preocupante de crescimento de gastos públicos totais no cuidado em saúde, evidenciando o tratamento de doenças ou condições crônicas envolvendo pessoas em maior vulnerabilidade e necessidade de uso de recursos financeiros. No Brasil, Nordeste Brasileiro e no estado do RN, avança a Transição Demográfica juntamente com “transição epidemiológica incompleta”, caracterizado pela tripla carga de doenças. Para tanto, pretende-se analisar gastos com internações por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) junto à população adulta do estado do RN com 30 anos e mais, segundo a idade e sexo, no período 2000 a 2024, projetando esse cenário até ano de 2060. A modelagem teórico-metodológica que norteia esta investigação encontra arrimo em um tripé básico constituído em distintos e interconexos campos do conhecimento, a saber: A Demografia, a Saúde Coletiva e a Economia da Saúde. O estudo quantitativo tem enquanto variáveis: (a) o número de internações hospitalares na rede hospitalar do SUS no RN das pessoas segundo o sexo e grupos etários quinquenais (a partir de 30 anos até 90 anos e mais), estratificados por diagnósticos selecionados de DCNT da Classificação Internacional de Doenças – 10ª Revisão (CID-10); (b) valor total em reais gasto com as internações realizadas para o público-alvo selecionado acima e, (c) valor médio da AIH segundo os mesmos parâmetros de sexo e idade, conforme pagamento autorizado e efetuado como base no banco de dados do Sistema de Internações Hospitalares do SUS – SIS/SUS. A decomposição usando a estimativa populacional para 2060 (IBGE, 2024), permite aferir o impacto nos dispêndios totais sob efeito da mudança na estrutura de idades nesse período do tempo prospectado, mantendo as outras variáveis constantes (TU e gasto médio). Os primeiros levantamentos efetuados para o período 2000 a 2024 apontam para comportamentos distintos de gastos por internação segundo o sexo e também por grupos etários, apresentado elementos importantes de análise para Taxa de Utilização de leitos e Gasto Médio com internações hospitalares, estratificada a população acima de 30 anos. Enquanto resultado, pretende-se projetar cenários que ampliem a compreensão dos “fenômenos de transição” entendimento acerca dos fatores que impactam sobre o sistema público de saúde. A expectativa presente é de promover reflexões que impulsionem mudanças no modus operandi da gestão em saúde, com vistas ao uso de “inteligência sanitária, epidemiológica e demográfica” nas práticas de equipes gestoras, orientadas pela pesquisa científica e organismos de apoio no SUS.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1016026 - JOSE VILTON COSTA
Interna - 1855608 - KARINA CARDOSO MEIRA
Externa ao Programa - 8277481 - LYANE RAMALHO CORTEZ - nullInterno - 2002253 - MARCOS ROBERTO GONZAGA
Notícia cadastrada em: 19/05/2025 10:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao