PENDULARIDADE E EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MESORREGIÃO DO CENTRO- SUL CEARENSE, NOS ANOS DE 2000 E 2010
Movimentos pendulares; Descentralização do Ensino Superior; Mesorregião Centro-Sul Cearense
O Brasil vivenciou, na segunda metade do seculo XX, uma das mais intensas e aceleradas transições urbanas do mundo. Essa mudança ocorreu rapidamente, fazendo com que o país passasse de um meio rural para uma nação urbana e metropolitana, onde grande parcela da população passsou a morar em cidades grandes, consequentemente os deslocamentos populacionais passaram a mudar, a migração começa a sair de cena para dar espaço para os movimentos de “curta distância”. Conhecidos como movimentos pendulares, estes se configuram como deslocamentos diários de pessoas que saem do seu município de residência para outro, com o objetivo de desempenhar alguma atividade, comumente, para trabalho ou estudo. Associado a isso temos as mudanças ocorridas também no âmbito das políticas públicas voltadas para a Educação no Brasil, principalmente aquelas relacionadas à ampliação e descentralização do Ensino Superior, as quais contribuíram para o aumento das articulações entre as cidades em função das mobilidades espaciais da população, com ênfase para os movimentos pendulares por motivos de estudos. Sendo assim, esse estudo tem como objetivo: analisar as mudanças nos movimentos pendulares (origem e destino) dos estudantes de graduação e pós graduação das instituições de Ensino Superior da Mesorregião Centro Sul do Ceará, em termos da configuração dos fluxos e da caracterização sociodemográfica destes estudantes, em perspectiva comparada, por meio dos censos de 2000 e 2010. Destaca-se a importância de estudos na Mesorregião Centro-Sul do Estado do Ceará, tendo em vista a escassez de estudos específicos a áreas não metropolitanas e isso traz à tona a relevância da região para compreensão da dinâmica demográfica cearense, nordestina e brasileira, de modo geral. A pesquisa utilizará microdados do Censo Demográfico dos anos de 2000 e 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, captando informações sobre a Mesorregião Centro Sul do estado do Ceará. Para o tratamento dos dados utilizará o SPSS (Statistical Package for the Social Sciense) para captar as informações sobre pendularidade por motivo de estudo e também para traçar o perfil sociodemográfico desses pendulares. Os resultados evidênciam que: os movimentos pendulares realizados pelos estudantes do nível superior (graduação e Pós graduação) da Mesorregião Centro Sul Cearense não apresentavam uma representatividade tão expressiva nessa mesorregião no ano de 2000 e que essa realidade passa a mudar em 2010; A Paraíba configura-se como o estado do nordeste que, mas recebe os estudantes dessa Mesorregião, mesmo no ano de 2000 quando esse número ainda era pouco expressivo esse estado já se destacava; além disso, verificou-se que e a descentralização do ensino superior apresentou efeitos impactantes na pendularidade da Mesorregião Centro Sul, uma vez que contribuiu para o aumento dos fluxos Intramesorregionais, Intermesorregionais e Intrarregional dos estudantes que compõem a região estudada.