Perfil da qualidade docente e desempenho discente na educação básica brasileira.
Educação; Professor; Qualidade; Grade of Membership
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 1992 a 2009, a taxa de escolarização de jovens de 15 a 17 anos elevou-se de 59,7% para 85,2%. Ou seja, o período de crescimento populacional brasileiro, juntamente com seu desenvolvimento social, acarretou no crescimento da população escolar. Estes valores crescentes só identificam a necessidade e a importância de um olhar mais acentuado para os professores. Com a crescente frequência de alunos nas escolas, o papel dos professores passa a se tornar cada vez mais complexos, com mais cabeças para gerir e repassar seus ensinamentos. Tornou-se necessário a ampliação do quadro docente para ser possível o atendimento a toda a população escolar. Ainda mais importante que a ampliação do quadro docente, sua capacitação e qualificação também devem ser ampliadas, visto que, em um futuro não tão distante, a queda nas taxas de natalidade diminuirá a população de jovens em idade escolar no Brasil. Assim, a alta quantidade de professores não será mais relevante, e sim as suas qualidades e habilidades profissionais. Dito isto, o presente trabalho esta voltado especificamente para os professores atuantes na rede básica de ensino no Brasil e suas características pessoais, profissionais e acadêmicas, e como essas características afetam o desempenho de seus alunos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é determinar o perfil de qualidade dos professores do 3º ano do ensino médio, que lecionam na rede pública estadual do Brasil, e qual a relação destes perfis com o desempenho escolar dos alunos. Os dados utilizados provem dos microdados da Prova Brasil 2013 (SAEB), realizada pelo INEP, que consiste de um questionário individual, que englobam assuntos pessoais e acadêmicos, aplicado a cada docente e aluno entrevistado. O método Grade of Membership (GoM) foi utilizado para a construção dos perfis de pertinência dos professores segundo suas características. De posse desses perfis verificou-se quais características docentes resultam de forma efetiva em bom desempenho de seus alunos no componente curricular avaliado. Os resultados indicam três grupos de professores com características distintas: um grupo considerado de maior qualidade, outro grupo considerado de qualidade intermediária, e o terceiro grupo classificado como de qualidade deficitária ou baixa qualidade. Para cada grupo delineado, o desempenho de seus alunos foi distinto, apresentando maior desempenho aqueles alunos associados a professores de alta qualidade, e menor desempenho os alunos com professores de baixa qualidade.