O IMPACTO DA ESTRUTURA DAS REDES SOCIAIS/PESSOAIS NO RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE A ESCOLA ESTADUAL IELMO MARINHO
Redes sociais/pessoais; capital social; capital cultural; rendimento escolar
Nas últimas décadas a educação brasileira passou por significativas transformações, que trouxeram mais qualidade à educação, no entanto, há ainda um longo caminho a ser percorrido, pois o sistema educacional brasileiro é permeado por inúmeros problemas que afetam sua qualidade. O ensino médio, sendo a última etapa da educação básica, é considerado por muitos estudiosos como o grande gargalo da educação brasileira, uma vez que registra altas taxas de evasão, baixo desempenho nas avaliações, e um reduzido número de alunos matriculados nesse ciclo educacional. Diante disso, o presente trabalho objetivará relacionar as redes sociais/pessoais com o processo de aquisição do capital social e cultural dos alunos e seus impactos sobre o rendimento escolar, referente a população em idade escolar de 15 a 17 anos, atendida pelo o ensino médio no município de Ielmo Marinho/RN. Neste sentido, é relevante perceber como as redes sociais/pessoais contribuem para a aquisição do capital social e cultural, bem como os efeitos destes sobre o rendimento escolar. Para tanto, será utilizado a Análise de Redes Sociais (ARS) uma metodologia multidisciplinar que visa identificar e compreender como as redes sociais, ou seja, as relações sociais tem impactado no comportamento de um indivíduo ou de um grupo dentro de uma estrutura social.