Tony Lucas, que é mestrando do PPgEM está concorrendo com o romance Sina, um suspense sobrenatural.
O estudante Tony Lucas, do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é um dos semifinalistas do concurso nacional “Livros do Futuro”, uma iniciativa do TikTok, em parceria com editoras como Globo, Record e Harper Collins.
A obra – Tony escreveu o romance Sina, nos moldes de um thriller psicológico. O autor ambientou a história no Rio Grande do Norte, utilizando o cenário nordestino e adaptando o clássico gênero americano ao contexto local, o que demonstra também a inventividade da cena literária potiguar.
“Sina é um suspense sobrenatural que conta a história de Samuel, de 27 anos, que é um rapaz com um passado traumático: quando ele tinha 17 anos seu pai cometeu uma das maiores chacinas que já aconteceram no interior onde eles moravam e em seguida tirou sua própria vida. Isso fez com que Samuel saísse de Tangará para (tentar) esquecer tudo e agora, 10 anos depois ele volta para a cidade acompanhado de seu namorado, para comemorar seu aniversário, que está chegando. Só que o aniversário dele também coincide com o aniversário da chacina e então começam a acontecer novos crimes na cidade e de repente Samuel passa a ser o principal suspeito”, resumiu o autor.
A estória se inspira em outras peças como Pânico (filme de 1996); Eu sei o que vocês fizeram no verão passado (filme de 1997); Objetos Cortantes (o livro de 2007 e a série de 2018); O Vilarejo (livro nacional de 2015); Pearl (filme de 2022) e A Herança (filme nacional de 2024). “Os títulos serviram de inspiração e referência para a construção do livro e dão até mesmo algumas pistas sobre o que esperar da trama. Não posso contar muito mais que isso, pois a história é daquelas que quanto menos você souber melhor. A experiência de ler vai ser bem melhor dessa forma”, disse.
Concurso – Nesta etapa, 150 obras foram classificadas, sendo 50 para cada uma das três categorias – Romance Jovem Adulto, Suspense e Fantasia. As 20 finalistas de cada categoria serão escolhidas por meio de votação popular. A votação fica disponível até o dia 11 de outubro através do link: https://livrosdofuturo.com/galeria/suspense/livro/sina/1318. O público pode ter acesso a vídeos dos autores para realizarem a votação.
Na final, os escritores enviarão a obra completa escrita para avaliação de um júri especializado. O resultado final será divulgado no dia 12 de janeiro de 2026. Os vencedores terão suas obras editadas e publicadas pelas editoras parceiras e receberão apoio de distribuição e marketing, além de um prêmio de R$ 10 mil.
“A ficha ainda não caiu! Felizmente está repercutindo bastante e mobilizando familiares, amigos e até mesmo pessoas que não conhecia. Já recebi várias mensagens de pessoas falando que querem ler o livro ou que estão orgulhosas de mim e eu fico muito contente com tudo isso”, comentou.
Trajetória – Tony é natural de Currais Novos (RN), mas cresceu em Tangará (RN) e atualmente se divide entre a cidade e a capital potiguar, Natal. Desde cedo, dedicou-se à literatura. “Sempre fui fascinado pela literatura, então criei um blog em 2011 para escrever sobre as leituras que fazia e também outros conteúdos como entrevistas, notícias, etc...”, relembrou.
O escritor ressaltou o papel da UFRN na sua trajetória. “O gostar de escrever me levou para o curso de Jornalismo (me formei em 2023, pela UFRN) e rendeu duas obras literárias: o conto Miguel & Manuela, de 2015 e antologia de poemas O garoto que só queria ser amado, de 2016. Esse último passou despercebido, então fiquei muito frustrado e resolvi deixar a carreira de escritor em hiatos. Foquei então na graduação de Jornalismo e lá me aproximei e me apaixonei pela pesquisa, por isso mal acabei o curso e já fui emendando com o mestrado, que faço aqui no PPgEM”, disse.
A pesquisa desenvolvida no PPgEM o reaproximou da escrita e ajudou a produzir Sina. “Basicamente, o livro só nasceu por conta da minha pesquisa do Mestrado, então o PPgEM teve bastante influência nisso. Bom, minha dissertação é focada na representação do Nordeste no BookTok (comunidade literária do TikTok), então foi devido a meu incômodo (que foi aumentando em decorrência do desenvolvimento da pesquisa) com a falta de visibilidade que a literatura nordestina sofre que eu quis escrever Sina e fazer dele um livro que representa o Nordeste de uma maneira que contraria a versão estereotipada que é veiculada acerca da nossa região. E mais: resolvi participar de um concurso com viabilidade nacional justamente para que a mídia lá de fora passe a enxergar a gente com outros olhos”, afirmou.