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Dissertações |
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ALISSON GOMES CALLADO
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MIDIATIZAÇÕES EM TERRITÓRIOS RURAIS: CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO E EXCLUSÃO INFOCOMUNCACIONAL NA PARAÍBA
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Orientador : MARCELO BOLSHAW GOMES
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MEMBROS DA BANCA :
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MARCELO BOLSHAW GOMES
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JUCIANO DE SOUSA LACERDA
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SANDRA RAQUEW DOS SANTOS AZEVÊDO
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Data: 18/03/2019
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Os pequenos agricultores do semiárido nordestino estão a provocar uma transformação na realidade local desde que abandonaram o paradigma moderno do Combate a Seca para apostar no desenvolvimento sustentável a partir do conceito da Convivência com o Semiárido na lida com a terra. Nas últimas décadas, o mundo globalizado acompanha um crescente processo de midiatização das esferas da vida, especialmente a partir da popularização da internet e na medida em que a estrutura de acesso se expande, sociedades tradicionais até então excluídas do processo infocomunicacional, se apropriam e se aproximam da esfera pública contemporânea. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar o impacto das midiatizações contemporâneas em territórios de exclusão infocomunicacional a partir das juventudes rurais no ciberespaço. Como ferramenta metodológica, partimos dos pressupostos da abordagem pragmatista da comunicação relacional (FRANÇA, 2016) orientado por uma pesquisa empírica das transformações midiáticas (BONIN, 2016) de caráter quantitativo e qualitativo em territórios do agreste, cariri e seridó paraibano. Assim, identificou-se um crescimento gradual do rural digitalizado e o impacto cultural rurbanizando os hábitos das juventudes rurais, apesar das poucas políticas e ações comunicativas voltadas ao digital no conjunto de articulações, redes e movimentos sociais que atuam no semiárido com os jovens.
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The small farmers of the Northeastern semi-arid region have been provoking a transformation in the local reality since they abandoned the modern paradigm of Combate the Drought to bet on the sustainable development from the concept of the Coexistence with the Semiarido in the hand with the land. In the last decades, the globalized world has followed a growing process of mediatization of the spheres of life, especially since the popularization of the Internet and, as the access structure expands, traditional societies previously excluded from the infocommunication process, appropriate and approach to the contemporary public sphere. Therefore, the objective of this research is to analyze the impact of contemporary mediatizations in territories of infocommunication exclusion from the rural youthness in cyberspace. As a methodological tool, we start from the assumptions of the pragmatist approach of relational communication (FRANÇA, 2016), guided by an empirical research of the quantitative and qualitative quantitative and qualitative transformations in the territories of the agreste, cariri and seridó paraibano (BONIN, 2016). Thus, a gradual growth of the rural digitized and the cultural impact of rural youth were identified, despite the few policies and communicative actions geared to the digital in the set of articulations, networks and social movements that work in the semi-arid with the young.
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PATRÍCIA DE SOUZA NUNES
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BRANCAS, MAGRAS, SENSUAIS, PASSIVAS E PROFISSIONAIS: MULHERES OBJETIFICADAS NOS OUTDOORS EM NATAL-RN
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Orientador : JOSIMEY COSTA DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSIMEY COSTA DA SILVA
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KENIA BEATRIZ FERREIRA MAIA
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FREDERICO AUGUSTO TAVARES JÚNIOR
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Data: 02/05/2019
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A mídia desempenha uma função conformadora de muitas imagens que são socializadas entre os indivíduos, supervalorizando certos padrões estéticos e contribuindo para a difusão massiva de modelos de corpos a serem alcançados. O corpo feminino não escapa a essas lógicas de consumo, é publicizado como apêndice de produto, atrator dos olhares dos observadores. A representação imagética do gênero feminino na publicidade urbana em Natal (Rio Grande do Norte) por meio de outdoors se insere nessa perspectiva. Observei os outdoors veiculados em seis das principais avenidas dessa cidade, tendo como interlocutores fundamentais estudiosos que discutem os fenômenos da mídia em suas dimensões semiótica, histórica e cultural – como Baitello Junior (2014), Guimarães (2004) e Flusser (2008); os recursos analíticos da semiótica e imagem – como Dondis (1997), Perez (2016) e Joly (1996); questões de gênero e construção do feminino – como Beauvoir (2016), Butler (2017), Scott (1995) e Bourdieu (2017); o corpo como mídia, como linguagem que se utiliza do corpo como signo – como Santaella (2004), Sant’Ana (2001), Campello (1995) e Rector (1990); a publicidade como difusora de representações ideologizadas e estereótipos sociais, estudos sobre a sociedade do consumo – como Lessa (2005), Mota-Ribeiro (2005), Januário (2016), Bauman (2008), Baudrillard (2010), Lipovetsky (2000), Berger (1972), Goffman (1987) e Carvalho (2000). Como resultado da pesquisa, concluo que a publicidade natalense em outdoors constrói um padrão estereotipado de como a mulher e o corpo feminino devem ser representados. Este padrão se manifesta em sete categorias: i) corpo subordinado; ii) corpo observante e observado; iii) corpo em movimento; iv) corpo profissional; v) corpo hierárquico; vi) corpo em contato com outro; vii) corpo belo e erótico. Concluo que a imagem da mulher continua sendo mais explorada que a do homem pela publicidade externa de Natal; que os padrões que se mantém são de corpos magros com medidas inatingíveis pela maioria das mulheres e que não as contemplam; que houve pouca representação das minorias (negras e idosas), e nenhuma representação de mulheres com alguma dificiência fisíca; que o setor de mercado que mais utiliza mulheres em seus anúncios é o da educação; que a maior parte das categorias propostas representa a mulher independente e associada à vida pública, mas também assumindo papéis que lhe são destinados culturalmente, como o casamento; que as mulheres aparecem, geralmente, sorridentes, olhando para o observador, passivas e vestidas, mas convidando à leitura dos seus corpos como objeto de desejo; que o corpo feminino é hegemonicamente apresentado na cena pública conforme os padrões estéticos de subalternidade e objetificação.
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The media plays a role of conforming many images that are socialized among individuals, overestimating certain aesthetic standards and contributing to the massive diffusion of body models to be achieved. The feminine body does not escape these logics of consumption, it is publicized like product appendix, attractor of the glances of the observers. The imagetic representation of the female gender in urban advertising in Natal (Rio Grande do Norte) through billboards is part of this perspective. I have observed the broadcasts on six of the city's main avenues, having as fundamental interlocutors scholars who discuss media phenomena in their semiotic, historical and cultural dimensions - such as Baitello Junior (2014), Guimarães (2004) and Flusser (2008); the analytical resources of semiotics and image - such as Dondis (1997), Perez (2016) and Joly (1996); gender issues and the construction of the feminine - such as Beauvoir (2016), Butler (2017), Scott (1995) and Bourdieu (2017); the body as media, as language that uses the body as a sign - as Santaella (2004), Sant'Ana (2001), Campello (1995) and Rector (1990); the publicity as a diffuser of ideologized representations and social stereotypes, studies on the consumption society - such as Lessa (2005), Mota-Ribeiro (2005), Januário (2016), Bauman (2008), Baudrillard (2010), Lipovetsky , Berger (1972), Goffman (1987) and Carvalho (2000). As a result of the research, I conclude that Natal billboard advertising builds a stereotyped pattern of how women and the female body should be represented. This pattern is manifested in seven categories: i) subordinate body; ii) observant and observed body; iii) body in movement; IV) professional body; v) hierarchical body; vi) body in contact with another; vii) beautiful and erotic body. I conclude that the woman’s image continues to be more explored than the man by the Natal publicity; the standards that remain are of thin bodies with measures unattainable by most women anddo not contemplate them; there was little representation of minorities (black and old women) and none representation of women with any physical disability; the market sector that uses women the most in its ads is education; majority of the proposed categories represent the independent woman and associated to public life, but also assuming roles that are culturally destined to her, such as marriage; that women appear, generally, smiling, looking at the observer, passive and dressed, but inviting to the reading of their bodies as objects of desire; that the feminine body is hegemonically presented on the public scene according to the aesthetic standards of subalternity and objectification.
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RENATO FERREIRA DE MORAES
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ASSISTENCIALISMO E ESPETÁCULO NA TV DO RN: Afetos encenados no discurso de Carlos Alberto de Sousa
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Orientador : VALQUIRIA APARECIDA PASSOS KNEIPP
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MEMBROS DA BANCA :
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VALQUIRIA APARECIDA PASSOS KNEIPP
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ITAMAR DE MORAIS NOBRE
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CHRISTINA FERRAZ MUSSE
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Data: 19/06/2019
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A pesquisa investiga o afeto como ferramenta de persuasão no discurso do apresentador Carlos Alberto de Sousa, político e empresário, fundador da TV Ponta Negra, que entre final dos anos 1980 e início dos anos 1990 comandou um programa de auditório na emissora. O recorte é um programa com 5h 18seg, distribuído em 10 quadros, exibido em 5 de dezembro de 1987 e um quadro de 9min 15seg, de 17 de junho de 1989. Busca-se, por meio de análise televisual e análise de discurso, uma análise crítica sobre parte dos códigos que ligam os dois lados da tela num ambiente de assistencialismo, entretenimento e política. O referencial teórico tem base na teoria funcionalista da mídia (hipótese de Usos e Gratificações), com referência em Merton e Lazarsfeld (2000) e Katz, Gurevitch e Hass (1973). Ainda, nos conceitos de grotesco e na análise televisiva de Sodré (1975, 1977, 2002, 2006); dos discursos da mídia, em Charaudeau (2010); sobre a relação política x comunicação de massa, em Aldé (2004), Gomes (2004) e Lima (2001); sobre espetáculo, em Debord (2003), sobre programas populares na TV, na análise de França (2006). Midiatização tem referência em Hjarvard (2012, 2014), e o conceito de coronelismo eletrônico tem base em Santos e Caparelli (2005). Afeto tem referência em Sodré (2006) e Freire Filho (2017); e dominação carismática, em Weber (2004). Para análise televisual, a referência é Jost (2004, 2007). Para o discurso, os esquecimentos descritos por Orlandi (1999) e Pêcheux (2014), da escola Francesa de AD, tendo como suporte metodologia proposta por Souza (2014). A metodologia da pesquisa inclui pesquisa bibliográfica, documental, história oral e pesquisa videográfica junto ao acervo da emissora. Conclui-se que, com raros episódios de espontaneidade, os afetos são estrategicamente encenados numa narrativa de entretenimento e assistencialismo com fins politico-empresariais. Com traços do grotesco e do coronelismo eletrônico, os quadros revelam um discurso conservador, capitalista, machista e discriminatório.
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The research investigates the affection as a tool of persuasion in the speech of presenter Carlos Alberto de Sousa, politician and businessman, founder of TV Ponta Negra, who between the late 1980s and early 1990s led an audience program on the station. The cutout is a program with 5h 18sec, distributed in 10 frames, shown on December 5, 1987, and a frame of 9min 15sec, of June 17, 1987. It is sought, through a televisual analysis and discourse analysis, a critical analysis upon some of the codes that link the two sides of the screen in an environment of assistencialism, entertainment and politics. The theoretical framework is based on the functionalist theory of the media (hypothesis of Uses and Gratuities), with reference in Merton and Lazarsfeld (2000) and Katz, Gurevitch and Hass (1973). Still, in the concepts of grotesque and in the television analysis of Sodré (1975, 1977, 2002, 2006); of the media discourses, in Charaudeau (2010); on the relation politics x mass communication, in Aldé (2004), Gomes (2004) and Lima (2001); about spectacle, in Debord (2003), about popular programs on TV, in the analysis of França (2006). Midiatization has a reference in Hjarvard (2012, 2014), and the concept of electronic coronelismo is based on Santos and Caparelli (2005). Affection has reference in Sodré (2006) and Freire Filho (2017); and charismatic domination, in Weber (2004). For television analysis, the reference is Jost (2004, 2007). For the discourse, the forgettings described by Orlandi (1999) and Pêcheux (2014), of the French school of AD, having support in the methodology proposed by Souza (2014). The methodology of the research includes bibliographical research, documental, oral history and videographic research next to the collection of the TV station. It is concluded that, with rare episodes of spontaneity, the affections are strategically staged in a narrative of entertainment and assistencialism with politic-business purposes. With traces of grotesque and electronic coronelismo, the frames reveal a conservative, capitalist, macho and discriminatory discourse.
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ALEXANDRE FERREIRA MULATINHO
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AS MEDIAÇÕES SOCIOCULTURAIS NUMA JORNADA DE 60 ANOS: VOZES DA RÁDIO RURAL DE NATAL
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Orientador : VALQUIRIA APARECIDA PASSOS KNEIPP
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MEMBROS DA BANCA :
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VALQUIRIA APARECIDA PASSOS KNEIPP
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MARIA DAS GRAÇAS GALVÃO PINTO COELHO
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CATARINA TEREZA FARIAS DE OLIVEIRA
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Data: 21/06/2019
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A pesquisa investiga a Emissora de Educação Rural de Natal entre 1958 e 2018. Para cada década um personagem narrador foi o fio condutor do resgate da memória da emissora com objetivo de resgatar as ocorrências midiáticas e interações socioculturais nesta jornada de 60 anos. Para cada década há uma característica: 1ª Fase - Do apogeu e princípio da propagação (1958/1968); 2ª Fase - Da resistência e princípio da sobrevivência (1968/1978); 3ª Fase - Da sobrevida e princípio da coexistência (1978/1988); 4ª Fase - de declínio e princípio da metamorfose (1988/1998); 5ª Fase - Da sustentabilidade e princípio da oportunidade (1998/2008); e, 6ª Fase - Da migração e princípio da adoção tardia (2008/2018). Princípios estabelecidos a partir dos estudos de midiamorfose proposto por Fidler (1997) e Kischinhevsky (2016); radiomorfose por Prata (2009). Sobre o rádio buscamos as origens com Sevcenko (1998); o rádio no Brasil a partir de Moreira (1991) e Prata (2008); o rádio de Natal com Lima (1984) e o estado da arte com pesquisas locais e nacionais via o Grupo de Rádio e Mídia Sonora da Intercom. No debate entre Sodré (2003), Martin-Barbero (2003), Thompson (2009) e Canclini (2013) temos o referencial teórico para mediação, midiatização e interações socioculturais. Neste percurso fica demonstrado as diversas manifestações radiofônicas decorrentes da inserção de novas tecnologias, ocorrências políticas, sociais e econômicas do cotidiano. Quanto a midiatização da Igreja temos o suporte de Gomes (2010) e Puntel (2012). Para tratar de memória recorremos a Burke (1992), Ricoeur (2000) e Chartier (2014a, 2014b). Como instrumental metodológico usamos a história oral, entrevista em profundidade, pesquisas bibliográfica e documental; e, a observação participante. Ao final entra-se uma emissora de legado histórico das Escolas Radiofônicas, que fez um percurso traumático para sobreviver no mercado da radiofonia e aos 60 anos busca uma nova identidade.
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This research focus is on the “Emissora de Educação de Natal”, with emphasys on the oral history of the professionals and volunteers who conducted the radio between 1958 and 2018. The historical legacy has it’s bases on the autors Fávero (2009), Medeiros (2013), Ferrari (1968), Pretto e Tosta (2010), Carvalho (2009), Ferraretto (2001) and Lima (1984). Concerning to the radio transformations, the logics and mídia operations, there are fundamented on Fildler (1997), Sodré (2003), Martin-Barbero (2003), Canclini (2013), Castells (2005), Prata (2008) and Kischinhevsky (2016) concepts. The way this research goes, having as premise the teory and methodology of the oral history, anchors on Calabre (2016), Mauad (2016), Barbosa (2016), Meihy (2002) e Martino (2008) Works, using as north the texto n the institution and difusion of its characters, getting back a significant parto n the comunicational events and bringing to light representative persons on the potiguar radio, trough the memory of them and the Chartier (2014a, 2014b), Burke (1992), Ricoeur (2000) e novamente Mauad (2016) studies. On the narratives of the memories of the characters by the recurrent oral history, that is ahistorical knowledge premeditated procedure, involving the interviwer, the interviewee and the recording instruments, the research, by the construction of sources and documents, will register, trough induced and stimulated narratives, witnesses, versions and interpretations abaout the Radio Rural de Natal legacy over 60 years, going trough its transformations in the period.
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GESSICA DE CASTRO SILVA VIANA
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CIBERFEMINISMO E A (IN)VISIBILIDADE DA MULHER NEGRA YOUTUBER
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Orientador : FERNANDA ARIANE SILVA CARRERA
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MEMBROS DA BANCA :
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FERNANDA ARIANE SILVA CARRERA
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DENISE CARVALHO DOS SANTOS RODRIGUES
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LUCIANA XAVIER DE OLIVEIRA
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Data: 26/06/2019
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Dentro do contexto da comunicação contemporânea e da facilidade em produzir e consumir conteúdo dentro do ciberespaço é possível verificar que determinados sujeitos ainda enfrentam dificuldades em alcançar visibilidade. Esse é o caso das mulheres negras youtubers, que mesmo se apropriando do ambiente digital para construir uma rede de conversas e emancipação para outras mulheres, através da discussão do empoderamento (BERTH, 2018; FREIRE, 1979) e feminismo (RIBEIRO, 2017, 2018; DAVIS, 2003) ainda estão numa posição inferior quando visualizamos os dados de alcance midiático. Discutindo sob o viés interseccional (COLLINS, 2015, 2016; CRENSHAW, 2004; AKOTIRENE, 2018; CARNEIRO, 2003, 2005, 2018; GOMES, 2003; HOOKS, 2010, 2019) e do YouTube no contexto da cultura participativa (JENKINS, FORD E GREEN, 2014; BURGESS, GREEN, 2009, observamos os canais Afros e afins, Alexandrismos, De Pretas, Ellora Haonne, JoutJout Prazer e Rayza Nicácio e expomos através de um estudo descritivo as aproximações e distanciamentos a partir das categorias de alcance, interação e temática. Na problemática da pesquisa nos questionávamos se a diferença de visibilidade era um dos modos do racismo na contemporaneidade. Concluímos que as mulheres negras youtubers interagem de forma mais significativa que as youtubers não negras, mas esse fato não interfere na visibilidade de seus canais, pois os dados de alcance dos vídeos das youtubers negras são inferiores as das youtubers não negras. A universalização do “ser mulher” foi identificada nas falas das youtubers não negras, devido a isso seus alcances acabam por ser mais expressivos. Enquanto isso, mesmo que as falas das youtubers negras possam atingir todas as mulheres, elas são entendidas apenas a partir da questão racial e não de gênero.
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Within the context of contemporary communication and the ease of producing and consuming content within cyberspace, it is possible to verify that certain subjects still face difficulties in achieving visibility. This is the case of black women whotubers, who even appropriating the digital environment to build a network of conversations and emancipation for other women, through the discussion of empowerment (BERTH, 2018, FREIRE, 1979) and feminism (RIBEIRO, 2017, 2018 , DAVIS, 2003) are still in a lower position when we visualize the data of media coverage. Discussing under the cross-sectional bias (COLLINS, 2015, 2016, AKOTIRENE, 2018, CARNEIRO, 2003, 2005, 2018, GOMES, 2003, HOOKS, 2010, 2019) and YouTube in the context of participatory culture (BURGESS; GREEN , 2009), we observe the Afros and affines channels, Alexandrismos, De Pretas, Ellora Haonne, JoutJout Prazer and Rayza Nicácio, and we present a descriptive study of the approaches and distances from the reach, interaction and thematic categories. In the research question, we questioned whether the difference in visibility was one of the modes of racism in the contemporary world. We have concluded that black women youtubers interact more significantly than non-black youtubers, but this fact does not interfere with the visibility of your channels, since the reach data of black youtubers videos is lower than that of non-black youtubers. The universalization of the "being woman" was identified in the speeches of the non-black youtubers, due to which their reach turns out to be more expressive. Meanwhile, even though black youtubers talk can reach all women, they are understood only from the racial rather than the gender issue.
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ANDRÉ ARAÚJO DA SILVA
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DAMAS DE PAUS: ATRAVESSAMENTOS AFETIVOS SOBRE REPRESENTATIVIDADE TRANS E TRAVESTI NA MÚSICA BRASILEIRA D’AS BAHIAS E A COZINHA MINEIRA
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Orientador : MARIA DO SOCORRO FURTADO VELOSO
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIA DO SOCORRO FURTADO VELOSO
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ITAMAR DE MORAIS NOBRE
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JAQUELINE GOMES DE JESUS
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MARIA ERICA DE OLIVEIRA LIMA
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Data: 20/08/2019
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A presente pesquisa busca discutir e compreender o papel da música brasileira, sob uma perspectiva comunicacional, frente às questões de representatividade trans e travesti na sociedade. Nesse sentido, essa obra apresenta-se como uma proposta de pesquisa qualitativa exploratória dos temas imbricados na problemática, por meio de um percurso metodológico chamado de Imersão Sistemática Afeto-analítica, inspirada nas inquietações de Jota Mombaça (2016), com o objetivo de responder: como a emergência de um cenário musical dissidente centrado na representatividade LGBT, mais especificamente a representatividade trans e travesti, afeta as demandas do movimento e, consequentemente, contribui para normatização social coletiva desses corpos, o debate político e a legitimidade dos direitos da população LGBT no Brasil? A pesquisa tem como interagentes a banda “As Bahias e a Cozinha Mineira”, buscando entender como as pessoas trans agenciam suas vivências a partir da representatividade em diálogo com as discussões de gênero e sexualidade de Jaqueline Gomes de Jesus (2012; 2015; 2018), Guacira Lopes Louro (2016) e Amara Moira (2017); as reflexões acerca do mercado fonográfico de Marcia Tosta Dias (2008) e da representatividade LGBT midiática, a partir das ideias de João Silvério Trevisan (2017; 2018) e Flávia Péret (2011). Percebe-se, a partir das reflexões acerca das ideias de Muniz Sodré (2006), Ruth Finnegan (2008) e João Fernando de Araújo (2013), aqui, o poder que a música tem de desconstruir os muros e barreiras que efetivamente segregam, comunicando, sendo meio, mensagem e mídia, carregando em si essas imbricações que chamo de comusicação. A visibilidade de pessoas trans e travestis não é suficiente para tirar essas pessoas da marginalização, mas é uma importante forma de compreender que as identidades e presenças desses corpos precisam ser humanizadas e naturalizadas na ocupação dos espaços. Representatividade, aqui, é o ato desses corpos trans de se fazerem presentes.
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The present search seeks to discuss and understand the role of Brazilian music, from a communicational perspective, facing the questions of trans and travesti representativeness in society. In this sense, this work presents itself as a proposal of exploratory qualitative research of the themes imbricated in the problematic, through a methodological path called the Affect- analytic Systematic Immersion, inspired by the concerns of Jota Mombaça (2016), aiming to answer: How the emergence of a dissident music scene centered on LGBT representativeness, specifically trans and transvestite representativeness, affects the demands of the movement and, consequently, contributes to the collective social normalization of these bodies, the political debate and the legitimacy of LGBT population rights. in Brazil? The research has as interactors the band “As Bahiase aCozinhaMineira”, seeking to understand how people transience their experiences from the representativeness in dialogue with the discussions of gender and sexuality of Jaqueline Gomes de Jesus (2012; 2015; 2018), Guacira Lopes Louro (2016) and Amara Moira (2017), the reflections on the music market of Marcia Tosta Dias (2008) and LGBT media representation, based on the ideas of João SilvérioTrevisan (2017; 2018) and FláviaPéret (2011). From the reflections on the ideas of Muniz Sodré (2006), Ruth Finnegan (2008) and João Fernando de Araújo (2013), we can see the power that music has to deconstruct the walls and barriers that effectively segregate, communicating, being medium, message and media, carrying within them these imbrications that I call comusication. The visibility of trans and transvestite people is not enough to get these people out of marginalization, but that it is an important form of visibility to realize that the identities and presences of these bodies need to be humanized and naturalized in the occupation of spaces. Representativity here is the act of these trans bodies being present.
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BEATRIZ LIMA DE PAIVA
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TEATRO DE RUA, MÍDIA E FOLKCOMUNICAÇÃO: UM ESTUDO DA COMPANHIA TEATRAL ARTE VIVA DE SANTA CRUZ (RN)
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Orientador : ITAMAR DE MORAIS NOBRE
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MEMBROS DA BANCA :
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ITAMAR DE MORAIS NOBRE
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VALQUIRIA APARECIDA PASSOS KNEIPP
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MARIA ERICA DE OLIVEIRA LIMA
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Data: 24/09/2019
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Investiga-se sobre as ocorrências dos processos comunicacionais e midiáticos do teatro de rua da Companhia Teatral Arte Viva (Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil), suas características representativas e a interação social entre a Companhia e o público. O relato evidencia a observação de um fenômeno original: a resistência e representatividade da Companhia em associação à sua contextualização midiática. Aborda a expressão de uma teatralidade que ocupa o espaço público e demonstra, em sua essência, a vocação. Analisam-se as contextualizações relacionadas à Teoria da Folkcomunicação (BELTRÃO, 1980, 2001, 2013), (MARQUES DE MELO, 2006, 2007, 2008), (SCHMIDT, 2007, 2010), Ativismo Midiático (TRIGUEIRO, 2007; 2008) e aos estudos voltados às Epistemologias do Sul (SANTOS, 2006, 2007; SANTOS e MENEZES, 2010). A proposta de estratégia metodológica utilizada para a construção do texto dá-se a partir das entrevistas realizadas junto aos seus representantes, ao público, ao acompanhamento das apresentações da companhia, dos registros fotográficos e em vídeo, da pesquisa bibliográfica e consulta aos seus acervos no período de maio de 2017 a março de 2019.
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It investigates the occurrences of the communicational and mediatic processes of the street theater of Companhia Teatral Arte Viva (Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brazil), its representative characteristics, and the social interaction between the Company and the public. The report highlights the observation of an original phenomenon: the Company's resistance and representativeness in association with its media contextualization. It approaches the expression of a theatricality that occupies the public space and demonstrates, in its essence, the vocation. The contextualizations related to the folk-communication theory are analyzed (BELTRÃO, 1980, 2001, 2013), (MARQUES DE MELO, 2006, 2007, 2008), to the Media Activism (TRIGUEIRO, 2007; 2008) and to the studies focused on Southern Epistemologies (SANTOS, 2006, 2007, SANTOS and MENEZES, 2010). The proposal of a methodological strategy used to construct the text is based on interviews with its representatives, the public, the company's presentations, photographic and video records, bibliographic research and consultation of its collections in the from May 2017 to March 2019.
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CLEDIVÂNIA PEREIRA ALVES
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JORNALISMO EM REDE: HUMANO E MÁQUINA NA CARTOGRAFIA DIGITAL DO EL PAÍS
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Orientador : ITAMAR DE MORAIS NOBRE
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MEMBROS DA BANCA :
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ITAMAR DE MORAIS NOBRE
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MARIA DO SOCORRO FURTADO VELOSO
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JOSÉ RICARDO DA SILVEIRA
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Data: 27/09/2019
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Investiga-se e cartografa-se a formação de rede de comunicação digital da empresa El País no Brasil, com ênfase nas rotinas de produção e distribuição de conteúdo jornalístico através das mídias sociais digitais. A empresa de comunicação da Espanha se apresenta como “jornal global” e representa uma dinâmica atual de expansão de atuação digital em rede de veículos de comunicação pelo mundo, a exemplo da BBC (Inglaterra), BuzzFeed (EUA) e G1 (Brasil). Acreditamos que a partir do detalhamento das rotinas de produção e distribuição do El País Brasil podemos cartografar um cenário de práticas comuns a outras redações que trabalham exclusivamente com produção digital. Apontando rotinas de trabalho e ferramentas utilizadas. A partir desse entendimento, analisar esse novo cenário de produção e distribuição de conteúdo do ciberjornalismo. Para isso, vamos percorrer os caminhos sugeridos pela Teoria Ator-Rede (LATOUR,2012) e Cartografia Simbólica (SANTOS, 1998;2001), para descrever e analisar a importância da relação humano/tecnologia nessa estrutura digital. Para a coleta de dados, utilizamos métodos e técnicas de observação sistemática, entrevistas em profundidade que foram utilizadas para mapear, descrever, categorizar e analisar esse novo cenário profissional que está sendo moldado.
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Its investigates and maps the formation of digital communication network of the company El País in Brazil, with emphasis on the routines of production and distribution of journalistic content through digital social media. The Spanish communications company presents itself as a "global newspaper" and represents a current dynamic of expansion of the digital network of communication vehicles around the world, such as the BBC (England), BuzzFeed (USA) and G1 (Brazil). We believe that from the detailing of the production and content distribution of El País Brazil it was possible to map a scenario of practices common to other newsrooms that work exclusively with digital production.From this understanding, this new scenario of production and distribution of cyberjournalism content was analyzed. For this, we follow the paths suggested by Actor-Network Theory (LATOUR, 2012) and Symbolic Cartography (SANTOS, 1998; 2001), to describe and analyze the importance of the human / technology relationship in this digital structure. For data collection, we used systematic observation methods and techniques, in-depth interviews that were used to map, describe, categorize and analyze this new professional scenario that is being shaped. From this understanding, this new scenario of production and distribution of cyberjournalism content was analyzed. For this, we follow the paths suggested by Actor-Network Theory (LATOUR, 2012) and Symbolic Cartography (SANTOS, 1998; 2001), to describe and analyze the importance of the human / technology relationship in this digital structure. For data collection, we used systematic observation methods and techniques, in-depth interviews that were used to map, describe, categorize and analyze this new professional scenario that is being shaped.
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DIANA XAVIER COELHO
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Cartografia Audiovisual no Rio Grande do Norte: Análise das Práticas de Produção e Circulação de obras independentes produzidas no Estado (2010 – 2018)
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Orientador : JUCIANO DE SOUSA LACERDA
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MEMBROS DA BANCA :
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JUCIANO DE SOUSA LACERDA
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MARIA ANGELA PAVAN
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CARLOS ANTONIO DOS SANTOS SEGUNDO
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NÍSIA MARTINS DO ROSÁRIO
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Data: 11/10/2019
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As transformações tecnológicas que nos permitem, hoje, sermos produtores e consumidores de conteúdo, ampliaram não só o acesso aos meios de produção, mas também possibilitam a emergência de novos espaços de intercâmbio e circulação de obras audiovisuais independentes. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo investigar as práticas e estratégias de produção e circulação de obras audiovisuais independentes no Rio Grande do Norte no período de 2010 a 2018, considerando os formatos de curtas, médias, longas-metragens e webséries. Adotando a cartografia como aporte metodológico para os estudos com o audiovisual, estabelecemos diálogos com Deleuze e Guattari (1995), Rolnik (2006), Barros e Kastrup (2015); Rosário e Aguiar (2012); César et al. (2013); Rosário (2016), dialogando ainda com pesquisas sobre a produção audiovisual independente na contemporaneidade (IKEDA, 2018; MIGLIORIN, 2012; OLIVEIRA, 2015). Após uma mirada inicial das tendências apresentadas pelas produções exibidas no circuito de festivais e mostras do Estado, realizamos entrevistas em profundidade com sete realizadores e coletivos atuantes no período, que nos revelaram a heterogeneidade dos modos de produzir e circular, assumindo desde abordagens mais autônomas e autofinanciadas até produções com aspirações industriais, configurando a multiplicidade da produção audiovisual independente no Rio Grande do Norte.
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The technological transformations that allow us, today, to be productors and consumers of content, expanded not only the access to the means of production, but also enable the emergence of new spaces for exchange and circulation of independent audiovisual production. In this sense, this research aims to investigate the practices and strategies of production and circulation of independent audiovisual works in Rio Grande do Norte from 2010 to 2018, considering the formats of short and médium films, feature films and webseries. Adopting cartography as a methodological method for audiovisual studies, establishing dialogues with Deleuze and Guattari (1995), Rolnik (2006), Barros and Kastrup (2015); Rosario and Aguiar (2012); Cesar et al. (2013); Rosário (2016), in dialogue with independent audiovisual production in contemporary times (IKEDA, 2018; MIGLIORIN, 2012; OLIVEIRA, 2015). After an initial look at the trends presented by the productions exhibited at the festival circuit in the State, we conducted in-depth interviews with seven directors and collectives working in the period, which reveal a heterogeneity of production and circulation methods, assuming from the most autonomous and self-financed approaches, even productions with industrial aspirations, configuring a multiplicity of independent audiovisual production in the State of Rio Grande do Norte.
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JEFFERSON BRUNO DE SOUSA CABRAL
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A experiência do filme-ensaio em Sinfonia e Cacofonia e Cinemacidade
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Orientador : MARIA HELENA BRAGA E VAZ DA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIA HELENA BRAGA E VAZ DA COSTA
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MARIA ANGELA PAVAN
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VALQUIRIA APARECIDA PASSOS KNEIPP
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NINA VELASCO E CRUZ
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Data: 29/10/2019
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Nossa sociedade contemporânea manifesta-se cada vez mais por meio de produtos audiovisuais de características difusas e polifônicas, capitadas e circuladas por uma quantidade inimaginável de câmeras e telas. Ao mesmo tempo atribuímos cotidianamente uma funcionalidade apropriativa a estas imagens e sons, especialmente quando distanciamos a sua origem do seu destino, ou seja, sempre que retiramos os tipos audiovisuais do seu contexto particular e os ressignificamos com um novo sentido (BERNARDET, 1999a, 1999b, 2000, 2004). Este novo significado pode ser derivado de uma expressão ensaística do sujeito que, partindo de uma manifestação subjetiva imbricada na experiência pública, decide pensar e agir com as imagens e sons (CORRIGAN, 2015). No cinema, este movimento de apropriação audiovisual, em direção à ressignificação, encontra terreno próspero na produção dos filmes de arquivo e no campo do filme-ensaio (TEIXEIRA, 2015). Este entendimento está presente na produção coletiva dos médias-metragens São Paulo: Sinfonia e Cacofonia (1994), de Jean-Claude Bernardet, e São Paulo: Cinemacidade (1994), de Aloysio Raulino, Marta Grostein e Regina Meyer, filmes de arquivo que utilizam pedaços de outros filmes para construir as suas narrativas históricas e poéticas sobre a cidade de São Paulo. Partindo da análise fílmica, pesquisa documental e discussão bibliográfica, este trabalho identificou os processos de ressignificação das imagens de arquivo do audiovisual brasileiro que serviram de material primário para a produção destes filmes-ensaio, que se traduzem como expressões ensaísticas dos autores e autoras para compor uma paisagem cinematográfica representacional da cidade de São Paulo. Dessa forma, a montagem se apresenta como estratégia central para a produção de discursos audiovisuais que medeiam os pontos de vistas dos artistas, as imagens de arquivo e a liberdade do espectador em prolongar o poder de ressignificação do filme com outras imagens e sons do mundo. O trabalho reconhece também que as inscrições de subjetividades presentes em São Paulo: Sinfonia e Cacofonia(1994) e São Paulo: Cinemacidade (1994) contribuem para o registro atual destes filmes na arqueologia do filme-ensaio no Brasil.
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Our contemporary society is increasingly manifested through audiovisual products of diffuse and polyphonic characteristics, capitated and circulated by an unimaginable amount of cameras and screens. At the same time, we routinely assign an appropriate functionality to these images and sounds, especially when we distance their origin from their destination, in other words, whenever we withdraw the audiovisual types from their particular context and we resignified them with a new meaning (BERNARDET, 1999a, 1999b, 2000, 2004). This new meaning can be derived from an essay expression of the subject who, starting from a subjective manifestation embedded in the public experience, decides to think and act with the images and sounds (CORRIGAN, 2015).In cinema, this movement of audiovisual appropriation, towards the resignification, finds prosperous ground in the production of archive films and essay films (TEIXEIRA, 2015). This understanding is present in the collective production of the films São Paulo: Symphony and Cacophony (1994), by Jean-Claude Bernardet, and São Paulo: Cinemacity (1994), by Aloysio Raulino, Marta Grostein and Regina Meyer, archive films that use pieces of other films to build their historical and poetic narratives about the city of São Paulo. Based on the film analysis, documentary research and bibliographic discussion, this work identified the processes of resignification of the archival images of the Brazilian audiovisual that served as primary material for the production of these essay films, which translate as essay expressions of the authors to compose a representational cinematographic landscape of the city of São Paulo. In this way, the montage is presented as a central strategy for the production of audiovisual discourses that mediate the point of views of the artists, the archive images and the freedom of the spectator to prolong the power of resignification of the film with others images and sounds of the world. The work also recognizes that the inscriptions of subjectivities present in São Paulo: Symphony and Cacophony (1994) and São Paulo: Cinemacity (1994) contribute to the current entry of these films in the archaeology of the essay film in Brazil.
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Teses |
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THAYS HELENA SILVA TEIXEIRA
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METODOLOGIA DA RESISTÊNCIA: Perspectivas para uma racionalidade da práxis em cidadania comunicativa
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Orientador : JUCIANO DE SOUSA LACERDA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALBERTO EFENDY MALDONADO GOMEZ DE LA TORRE
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JUCIANO DE SOUSA LACERDA
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MARIA ANGELA PAVAN
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MARIA DO SOCORRO FURTADO VELOSO
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NICOLÁS LORITE GARCÍA
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ORLANDO MAURÍCIO DE CARVALHO BERTI
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Data: 26/02/2019
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A investigação aborda a proposição de uma metodologia da resistência a partir da cidadania comunicativa como prática social dos sujeitos, tendo como espaço de investigação de campo a resistência efetivada no coletivo Lagoas do Norte, pra quem? em Teresina, Piauí (Brasil). Ressalta-se a resistência como processos de contestação social onde sujeitos em condições de desigualdade e exclusão atuam para a produção de visibilidade, busca por direitos e condições de existência. A sistematização da metodologia é articulada sob a ótica da práxis cidadã e resultante de movimentos transmetodológicos (MALDONADO, 2006). Pesquisa teórico-sistemática, pesquisa bibliométrica, pesquisa da pesquisa, pesquisa empírica com observação direta, entrevistas, diário de campo, participação no movimento de resistência foram os caminhos percorridos para o entendimento de uma racionalidade da práxis em cidadania comunicativa que pudesse arquitetar a metodologia da resistência constituída como objetivo geral desta tese. A pesquisa bibliométrica é efetuada em bancos de dados científicos na Ibero-américa, na área de comunicação em interface com a cidadania. As observações derivadas dessa análise desencadeiam uma reflexão fundamentada na ótica qualitativa da pesquisa da pesquisa (BONIN, 2011). Essas decisões metodológicas conciliadas com as vertentes teóricas da cidadania comunicativa trabalhadas em Maldonado (2006, 2011, 2012), Mata (2005) e em Camacho Azurduy (2005) se estruturam para a proposição de uma metodologia da resistência que possa ser agente no concreto real. Essas observações sobre metodologia agregam saberes para um entendimento da pesquisa científica que visa sugerir categorias analíticas metodológicas, tais como: compreender as práticas comunicacionais e sociais a partir da cidadania comunicativa e perceber as táticas da resistência. A pesquisa empírica sistematiza dez práticas comunicativas de resistência articuladas pelo coletivo Lagoas do Norte, pra quem? reverberando em processos complexos de visibilidade midiática e de produção de cidadania comunicativa em dispositivos não hegemônicos. A proposta de metodologia da resistência articulada a partir dessas decisões se estrutura figurativamente como a metáfora de um corpo. Está constituída em cinco partes, denominada figuras metodológicas de resistência – cabeça (resistência), face (visibilidade), braços (interfaces e suportes comunicacionais), tronco (coletivo), pernas (pesquisa comunitária), que apresentam sentido isoladamente, mas que se estruturam em conjunto reiterando a noção de cidadania comunicativa como práxis, fundada em uma racionalidade dos sujeitos em resistência. A metodologia proposta não visa mimetizar os esquemas metodológicos, sim tensioná-los para processos de compreensão da comunicação que sejam mais densos, e que não se distanciem da realidade social, dos que tradicionalmente não produzem o conhecimento científico. Assim, levando a uma compreensão da cidadania comunicativa enquanto práxis que proporciona processos emancipatórios.
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The investigation approaches the proposal of a methodology of resistance from the communicative citizenship as a social practice of the subjects, having as field of investigation the resistance effected in the collective Lagoas do Norte, for whom? in Teresina, Piauí (Brazil). Resistance is emphasized as processes of social contestation where subjects in conditions of inequality and exclusion act to produce visibility, search for rights and conditions of existence. The systematization of the methodology is articulated from the point of view of citizen praxis and resulting from transmethological movements (MALDONADO, 2006). Theoretical-systematic research, bibliometric research, research by research, empirical research with direct observation, interviews, field diary, participation in the resistance movement were the paths covered for the understanding of a rationality of praxis in communicative citizenship that could architect the methodology of resistance as a general objective of this thesis. Bibliometric research is carried out in scientific databases in Ibero-America, in the area of communication in interface with citizenship. The observations derived from this analysis trigger a reflection based on the qualitative research by research (BONIN, 2011). These methodological decisions reconciled with the theoretical aspects of communicative citizenship worked in Maldonado (2006, 2011, 2012), Mata (2005) and Camacho Azurduy (2005) are structured for the proposition of a resistance methodology that can be an agent in real concrete. These observations on methodology add knowledge to an understanding of scientific research that aims to suggest analytical methodological categories, such as: understanding communicative and social practices from communicative citizenship and perceiving resistance tactics. Empirical research systematizes ten communicative resistance practices articulated by the collective Lagoas do Norte, for whom? reverberating in complex processes of media visibility and production of communicative citizenship in non-hegemonic devices. The proposed methodology of resistance articulated from these decisions is figuratively structured as the metaphor of a body. It consists of five parts, called methodological resistance figures - head (resistance), face (visibility), arms (interfaces and communication media), trunk (collective), legs (community research), which present meaning in isolation but are structured together reiterating the notion of communicative citizenship as praxis, founded on a rationality of the subjects in resistance. The proposed methodology is not intended to mimic methodological schemes, but rather to stress them to processes of understanding communication that are denser, and that do not distance themselves from social reality, from those that traditionally do not produce scientific knowledge. Thus, leading to an understanding of communicative citizenship as a praxis that provides emancipatory processes.
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RAFAELA BERNARDAZZI TORRENS LEITE
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Youtuber: O Produtor de Conteúdo no Youtube e as Relações de Produção Audiovisual
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Orientador : MARIA HELENA BRAGA E VAZ DA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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EDVALDO CARVALHO ALVES
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ELIANE TANIA MARTINS DE FREITAS
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ISSAAF SANTOS KARHAWI
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MARCELO BOLSHAW GOMES
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MARIA HELENA BRAGA E VAZ DA COSTA
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Data: 18/03/2019
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O estudo busca traçar um panorama sobre os criadores de conteúdo audiovisual online para o YouTube, os YouTubers. Assim, nosso objetivo principal na realização da pesquisa é compreender como se dá a construção do indivíduo produtor de conteúdo audiovisual no site YouTube, e seu processo de trabalho desde a idealização dos vídeos até sua relação com a audiência. Examinando o processo de criação e enquadramento do produtor de conteúdo no YouTube no mercado audiovisual e identificando a maneira como a relação com a audiência interfere no processo de criação do conteúdo, traçar o perfil do profissional do produtor de conteúdo no YouTube a partir realização de entrevistas e descrever a visualidade ao longo dos vídeos dos produtores de conteúdo no YouTube. A partir dessa perspectiva, os elementos da cibercultura nos auxiliam a observar a formação desse produtor de conteúdo audiovisual e sua relação com o mercado audiovisual brasileiro. A pesquisa tem como base teórica os conceitos de cultura participativa (JENKINS, 2009; JENKINS, FORD E GREEN, 2014), cibercultura (LEMOS, 2013) e a relação da sociedade com as tecnologias (KERCKHOVE, 1997; RECUERO, 2012) como uma forma de aproximar o ambiente em que está imerso o objeto da pesquisa e a teoria da linguagem audiovisual (AUMONT, 1993; AUMONT E MARIE, 2003; BROWN, 2012; RODRIGUES, 2007) e análise da imagem (ROSE, 2002; AUMONT, 1993; VANOYE; GOLIOT-LÉTÉ, 1994; METZ, 1974). Dessa maneira, nos aprofundamentos na formação desse produtor de conteúdo audiovisual no YouTube assim como observamos o processo de criação dos vídeos publicados como forma de acompanhar esse fenômeno que emerge da Internet.
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The study seeks to chart the creators of online audiovisual content for YouTube, the YouTubers. Thus, our main objective in the realization of the research is to understand how the construction of the individual of audiovisual content in the YouTube site takes place, and its work process from the idealization of the videos to its relationship with the audience. Examining the process of creating and framing the content producer on YouTube in the audiovisual market and identifying how the relationship with the audience interferes on the content creation process, profile the content producer's professional on YouTube from interviews and describe the visuality across YouTube content producers' vídeos. From this perspective, the elements of cyberculture assist us to observe the formation of this producer of audiovisual content and its relation with the Brazilian audiovisual market. The research is based on the concepts of participatory culture (JENKINS, 2009, JENKINS, FORD and GREEN, 2014), cyberculture (LEMOS, 2013) and the relationship between society and technologies (KERCKHOVE, 1997; RECUERO, 2012) (AUMONT, 1993; AUMONT AND MARIE, 2003; BROWN, 2012; RODRIGUES, 2007) and image analysis (ROSE, 2002, AUMONT, 1993; VANOYE; GOLIOT-LÉTÉ, 1994; METZ, 1974). Thereby, we deepen the formation of this audiovisual content producer on YouTube as we observe the process of creating the videos published as a way to accompany this phenomenon that emerges from the Internet.
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GUSTAVO HENRIQUE FERREIRA BITTENCOURT
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O CONCEITO DE AUTORIA COMO VALOR:
um intercâmbio entre arte e mercado na história cultural do cinema
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Orientador : JOSIMEY COSTA DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSIMEY COSTA DA SILVA
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MARIA HELENA BRAGA E VAZ DA COSTA
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SEBASTIAO GUILHERME ALBANO DA COSTA
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MARCEL VIEIRA BARRETO SILVA
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RODRIGO OCTÁVIO D''''''''''''''''''''''''''''''''AZEVEDO CARREIRO
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Data: 04/06/2019
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Esta tese pressupõe o conceito de autoria no cinema como um princípio central para a história cultural do meio de expressão artístico-midiática. Assume-se que o autor é uma noção idealizada do imaginário constituído pelas discussões estéticas e culturais que envolvem várias instituições produtoras de discursos, dentre elas, publicações especializadas da crítica, circuito de festivais internacionais, mercado de produtos cinematográficos e estudos de cinema no meio acadêmico. Propõe-se, nessa formulação, a articulação de um conjunto de pressupostos teóricos e conceituais relacionados ao pensamento cinematográfico que envolvem os termos cinefilia, história e teorias do cinema, cinema de arte como instituição e um modo de prática cinematográfica, marcas de autoria e star system (BAECQUE, 2010; SARRIS, 2010; BORDWELL, 2005; NEALE 2002; DE VALCK, 2007; STAIGER, 2003; CORRIGAN, 2003; ELSAESSER, 2010; GRAY, 2010; MORIN, 1989). Isso nos leva à compreensão sobre como valores artísticos-culturais se associam a técnicas para visibilidade de obras por parte do mercado de distribuição de modo a despertar sensibilidades e obter reconhecimento por parte dos analistas e espectadores. O conceito de autoria, nesse cenário, surge como fonte originária de reverberação de valores que incidem nos significados relacionados às noções sobre arte e indústria, produzindo um intercâmbio acrítico entre as ideias de autor como representação artística ou como marca para promoção de produtos culturais no mercado de comunicação comercial.
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This thesis pressuposes the concept of authorship in cinema as core principle for the cultural history of the artistic expressive media. It is assumed that the author’s notion is idealized from imaginary constituted by aesthetics and cultural discussions that envolves several speech producers institutions, these will include, critics specialized publications, international film festival circuit, commerce of cinema products, and the academics film studies. It is proposed in this draft the connection from a cluster of theoretical premisses related to the cinematographic thinking envolving the terms cinephilia, history and theories of cinema, art cinema as institution and a mode of film practice, authorship marks and star system (BAECQUE, 2010; SARRIS, 2010; BORDWELL, 2005; NEALE 2002; DE VALCK, 2007; STAIGER, 2003; CORRIGAN, 2003; ELSAESSER, 2010; GRAY, 2010; MORIN, 1989). This leads us to an understanding about how cultural-artistic values is related to techniques for visibility of works by the market of distribution in order to arouse sensibilities and gain recognition from analists and viewers. The concept of authorship, in this scenario, emerge as original source of reverberation involved in values that affect the meanings related to notions about art and industry, producing an uncritical interchange between the author’s idea as artistic representation or such as brand of cultural products promotion in commercial comunication.
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GEILSON FERNANDES DE OLIVEIRA
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CRISE BRASILEIRA E CONFLITOS DISCURSIVOS: SOCIABILIDADES E EMOÇÕES NAS CONVERSAÇÕES DAS PÁGINAS DAS REVISTAS VEJA E CARTA CAPITAL NO FACEBOOK (2015-2016)
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Orientador : MARIA DAS GRAÇAS GALVÃO PINTO COELHO
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIA DAS GRAÇAS GALVÃO PINTO COELHO
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MARCELO BOLSHAW GOMES
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MARIA DO SOCORRO FURTADO VELOSO
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Adriana Andrade Braga
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MARCILIA LUZIA GOMES DA COSTA MENDES
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Data: 06/06/2019
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Esta tese analisa as conversações estabelecidas no espaço dos comentários das páginas das revistas Veja e Carta Capital no site de rede social Facebook durante os anos de 2015 e 2016, considerando o cenário de crise política e econômica brasileira e atentando para as sociabilidades forjadas neste contexto e as emoções que são reverberadas pelas trocas simbólicas efetivadas na rede. Para tanto, são utilizados os pressupostos da Etnometodologia e sua abordagem sobre a Análise da Conversa, a fim de se compreender os métodos culturais utilizados pelos comentadores para dar sustentação à prática da conversa e sentido aos seus posicionamentos. Os resultados indicam a predominância da sociabilidade do conflito nas conversações engendradas, os quais se dão em torno principalmente dos fatores que compõem a crise política e econômica brasileira, sendo premente a presença de emoções controversas na tessitura e produção de seus sentidos, com destaque para a raiva, o ódio e o ressentimento, elementos que apontam incongruências com significados representativos da sociedade brasileira como sendo alegre, cordial e acolhedora. Identifica-se, com efeito, a emergência de uma gramática sociocultural particular para lidar com os acontecimentos em curso e seus reflexos para as relações sociais – acirramento do conflito e irrupção de sensos e horizontes de moralidade e justiça – aspectos que indicam transformações em torno das formas de convívio no Brasil contemporâneo.
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This thesis analyzes the conversations established in the comment space of the magazines Veja and Carta Capital on the social networking site Facebook during the years of 2015 and 2016, considering the scenario of Brazilian political and economic crisis and looking at the sociabilities forged in this context and the emotions that are reverberated by the symbolic exchanges carried out in the network. In order to do so, the assumptions of the Ethnomethodology and its approach on the Analysis of the Conversation are used, in order to understand the cultural methods used by the commentators to support the practice of the conversation and meaning to their positions. The results indicate the predominance of the sociability of the conflict in the engendered conversations, which are mainly based on the factors that compose the Brazilian political and economic crisis, being the presence of controversial emotions in the fabric and production of their senses, anger, hatred and resentment, elements that point to inconsistencies with meanings representative of Brazilian society as being cheerful, warm and welcoming. The emergence of a particular sociocultural grammar to deal with current events and their reflections on social relations - the intensification of conflict and the irruption of senses and horizons of morality and justice - is an aspect that indicates transformations around the forms of conviviality in contemporary Brazil.
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MARCELO RODRIGO DA SILVA
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CARICATURAS E MASCOTIZAÇÃO POLÍTICA NA PARAÍBA: ESTRATÉGIAS DO MARKETING E DA PUBLICIDADE INFANTIL NAS MÍDIAS DE CAMPANHA ELEITORAL
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Orientador : SEBASTIAO GUILHERME ALBANO DA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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VALQUIRIA APARECIDA PASSOS KNEIPP
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ITAMAR DE MORAIS NOBRE
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SEBASTIAO GUILHERME ALBANO DA COSTA
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LUCIANO BARBOSA JUSTINO
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LUIZ CUSTÓDIO DA SILVA
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Data: 23/09/2019
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Este estudo investiga o fenômeno do uso das caricaturas (LIMA (1963), ERBOLATO (1981), MELO (1983), BERGSON (1983), RABAÇA e BARBOSA (1987), PORTO (2012)) como mídia de propaganda político-eleitoral (CÂNDIDO (2010), GOMES (2012), MOREIRA (2004)) na Paraíba, tomando como base de observação as campanhas eleitorais de 2012, 2014 e 2016 naquele Estado. O objetivo foi conceituar e caracterizar o fenômeno, analisando as formas de operação dos seus esquemas cognitivos e identificando a estratégia que determinou o uso das caricaturas como mídia de campanha. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida de forma transmetodológica (MALDONADO, (2012)) com base em dois pilares de investigação: um com foco na criação (a própria mensagem e a produção de sentidos) e outro com foco nos criadores (a estratégia por trás das práticas sociais). O primeiro deles se concentrou sobre o estudo da produção de sentidos nas peças publicitárias. Foram analisadas as caricaturas utilizadas como mídia de campanha eleitoral, tomando-se como base as contribuições da Teoria Semiótica peirceana (SANTAELLA (2002 e 2007), MACHADO (2007), SONESSON (2007), PEIRCE (2010), PEREZ (2011)). O segundo pilar de investigação se ateve ao estudo das práticas sociais que permeiam todo processo criativo das caricaturas. Nessa etapa, foram entrevistados os atores sociais envolvidos no processo de criação dos desenhos e no planejamento das campanhas. As entrevistas foram analisadas sob a luz das contribuições da Análise do Discurso de linha francesa (MAINGUENEAU (1997 e 2008). A partir das discussões desenvolvidas, chegou-se ao conceito de mascote política e, por conseguinte, ao conceito de mascotização política. Também foi identificada a adoção da linguagem da publicidade infantil (MONTIGNEAUX (2003), VELOSO (2012)) como estratégia de marketing político (QUEIROZ (2006), RIBEIRO (2006), TORQUATO (2014)) que determinou o uso das mascotes políticas como mídia de campanha eleitoral na Paraíba.
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Mostrar Abstract
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This study investigates the phenomenon of the use of caricatures (LIMA (1963), ERBOLATO (1981), MELO (1983), BERGSON (1983), RABAÇA e BARBOSA (1987), PORTO (2012)) as political-electoral propaganda media (CÂNDIDO (2010), GOMES (2012), MOREIRA (2004)) in Paraíba, based on the 2012, 2014 and 2016 election campaigns in that state. The objective was to conceptualize and characterize the phenomenon, analyzing the ways of operation of their cognitive schemes and identifying a strategy that determines the use of caricatures as campaign media. Therefore, the research was developed in a transmethodological way (MALDONADO (2012)) based on two research pillars: one focused on creation (the message itself and the production of meanings) and another focused on the creators (the strategy behind social practices). The first of them focused on the study of the production of meanings in advertisements. Were analysed caricatures used as election campaign media, based on the contributions of Peirce's Semiotic Theory (SANTAELLA (2002 e 2007), MACHADO (2007), SONESSON (2007), PEIRCE (2010), PEREZ (2011)). The second pillar of investigation focused on the study of social practices that permeate the entire creative process of caricatures. At this stage, the social actors involved in the process of design creation and campaign planning were interviewed. The interviews were analyzed in light of the contributions of the French Discourse Analysis (MAINGUENEAU (1997 e 2008). From the discussions developed, we came to the concept of political mascot and, therefore, the concept of political mascotization. The adoption of the language of children's advertising was also identified (MONTIGNEAUX (2003), VELOSO (2012)) as a political marketing strategy (QUEIROZ (2006), RIBEIRO (2006), TORQUATO (2014)). which determined the use of political mascots as election campaign media in Paraíba.
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FERNANDO LUIZ NOBRE CAVALCANTE
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VÍNCULOS DE ANCORAGENS E ENQUADRAMENTOS TEMÁTICOS:
Olhares Itinerantes às Interações Midiatizadas em Grupo
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Orientador : MICHAEL MANFRED HANKE
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MEMBROS DA BANCA :
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MICHAEL MANFRED HANKE
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ADRIANO CHARLES DA SILVA CRUZ
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JANAINE SIBELLE FREIRES AIRES
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RAUL REIS
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MARCUS ANTÔNIO ASSIS LIMA
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Data: 30/09/2019
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A interdependência entre membros de um grupo fecunda-se na experiência interativa da linguagem. Em um grupo hiper midiatizado, o qual a troca de ideias pode se dar por enquadramentos temáticos, restou à forma, o aspecto empírico de entendê-lo para além do conteúdo. A tese investiga as interações dos atores de um grupo de WhatsApp que, vinculados a uma política diplomática norte-americana, propagam noções de empreendedorismo startup no Brasil. Instrumentalizou-se o método de triangulação da pesquisa de mídia, com estudos quali-quantitativos alicerçados pela observação participante oculta por meio de um diário aberto aos componentes do grupo. A tese considera que funcionalidades técnicas de representação da escrita, da fala e dos gestos, pela interação midiatizada, simbolizam as intenções e emoções, forjam as representações dos atores e roteirizam as narrativas de um grupo em uma rede informal – a qual foi considerado como elo a uma Mídia-política. Empiricamente comparável com o medium da linguagem na comunicação face a face, as funcionalidades técnicas do dispositivo do enunciado, metaforicamente, figuraram a suposição de mensurar uma comunicação face-a-face-midiatizada. Pela aplicação dos estudos de quadros (frames) de interação de Erving Goffman, o humano e o não humano, se abraçam à complexidade das interações hiper midiatizadas e dataficadas, conforme a tese explora teoricamente imbricando-se na rede alemã de pesquisa intitulada Figurações Comunicativas. Por ancoragens de interação, foi categorizado que as seguintes funcionalidades técnicas são marcadores de aberturas e fechamentos, parênteses internos de uma temática conversacional: notificações; caracteres da escrita; imagens técnicas, áudios e símbolos; bem como as diferentes temporalidades da ordem sequencial da interação. O mapeamento de vínculos de efervescência, de modelagem, de reconhecimento e de temporalidade de uma interação contrapõe que enquadramentos temáticos podem propor categorias de adesões e entrelaçamento em grupo acerca a uma suposta opinião pública, urgente a novos mecanismos empíricos.
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Interdependence between members of a group is fruitful in the interactive experience of language.
In a hypermediaized group, which the exchange of ideas can take place through thematic frameworks,
the form remained, the empirical aspect of understanding it beyond content. The thesis investigates the interactions
of the actors of a WhatsApp group that, linked to an American diplomatic policy, propagate notions of startup
entrepreneurship in Brazil. The triangulation method of the media research was instrumentalized, with qualitative
and quantitative studies based on participant observation hidden through a diary open to the group members.
The thesis considers that technical functionalities of representation of writing, speech and gestures, through
mediatized interaction, symbolize intentions and emotions, forge actors' representations and script the narratives of
a group in an informal network - which was considered as a link. to a political media. Empirically comparable
with the language medium in face-to-face communication, the technical features of the utterance device
metaphorically figured the assumption of measuring face-to-face mediatized communication. By applying
the studies of Erving Goffman's interaction frames, the human and the nonhuman embrace the complexity
of hypermediaized and datified interactions, as the thesis explores theoretically by merging into the German
research network entitled Communicative Figurations. By interaction anchors, it was categorized that the
following technical functionalities are open and close markers, internal parentheses of a conversational theme:
notifications; writing characters; technical images, audios and symbols; as well as the different temporalities
of the sequential order of interaction. The mapping of effervescence, modeling, recognition and temporality
bonds of an interaction opposes that thematic frameworks may propose categories of adhesion and group
entanglement about a supposed public opinion, urgent to new empirical mechanisms.
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KLEYTON JORGE CANUTO
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O audiovisual paraibano e suas múltiplas identidades: Uma proposta de cartografia espacial, social e midiática
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Orientador : MARIA ANGELA PAVAN
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIA ANGELA PAVAN
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JUCIANO DE SOUSA LACERDA
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MARIA DO SOCORRO FURTADO VELOSO
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LISABETE CORADINI
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ANTÔNIO ROBERTO FAUSTINO DA COSTA
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BERTRAND DE SOUZA LIRA
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Data: 08/11/2019
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Esta pesquisa realiza uma cartografia do cenário audiovisual paraibano em seus aspectos quantitativos e qualitativos. Quando falamos de cartografar é alargar o que se entende por mapeamento da produção audiovisual da Paraíba. Mapear seria uma contagem e mostrar o que é relevante no território estudado. Nesta pesquisa faremos um registro documental descritivo de todas as ações dentro do território mapeado. Vamos mostrar os aspectos sociais, as influências dos grupos e pontos de contato entre os produtores de audiovisual. O que eles abordam em suas produções, o que aparece nas imagens captadas (as possibilidades das mudanças de paisagem nas produções). A pesquisa analisará o contexto macro e dentro de cada território produtivo buscará os gradientes motivacionais da produção audiovisual. Isso gerará um mapa movente e relevante que orientará as políticas públicas e os futuros produtores audiovisuais da Paraíba e nordeste. Para isso, temos como objetivos: 1) refletir sobre o papel do audiovisual na cidadania comunicativa e cultural; 2) analisar o histórico das políticas públicas municipais, estadual e federal voltadas para o audiovisual no Estado da Paraíba. Vamos construir um mapa da cadeia produtiva; bem como enxergar os processos de midiatização de grupos e entidades da sociedade civil a partir da produção audiovisual. O caminho será a partir da transmetodologia, com aproximações entre a cartografia e a etnografia através da técnica de observação-participante. A pesquisa foi desenvolvida predominantemente a partir da leitura de Milton Santos, Alberto Efendy Maldonado, Graeme Turner, Fernando Trevas Falcone e Wills Leal. Busca-se aqui um distanciamento da perspectiva da produção audiovisual enquanto indústria cultural de modelo hegemônico de entretenimento. Colocamos foco nas trocas e parcerias na construção de políticas públicas e ações dentro dos festivais para ampliação da produção audiovisual na Paraíba.
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This research develops a cartography of the audiovisual scene in the State of Paraíba, Brazil, in its quantitative and qualitative aspects. When we talk about mapping, it is broadening what is meant by mapping the audiovisual production of Paraíba. Mapping will show what is relevant in the territory studied. In this research we will make a descriptive documentary record of all the actions within the mapped territory. We will show the social aspects, the influences of the groups and points of contact between audiovisual producers. What they address in their productions, what appears in captured images (the possibilities of landscape changes in productions). The research will analyze the macro context and within each productive territory will seek the motivational gradients of audiovisual production. This will generate a moving and relevant map that will guide the public policies and the future audiovisual producers of Paraíba and Northeast of Brazil. For this purpose, we have as objectives: 1) to reflect on the role of audiovisual in communicative and cultural citizenship; 2) analyze the history of the municipal, state and federal public policies focused on the audiovisual in the State of Paraíba. We will build a map of the production chain; as well as constuct a scenery of the processes of mediatization of groups and entities of civil society from audiovisual production. The methodological path comes from the transmetology, with approximations between the cartography and the ethnography, through the technique of participant observation. The research was developed predominantly from the reading of Milton Santos, Alberto Efendy Maldonado, Graeme Turner, Fernando Trevas Falcone and Wills Leal. It seeks a distance from the perspective of audiovisual production as a cultural industry of hegemonic model of entertainment. We focus on the exchanges and partnerships in the construction of public policies and actions within the festivals to expand audiovisual production in Paraíba.
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