PPgEM promove aula inaugural do semestre 2025.2 com o professor Luiz Katu, Cacique Geral dos Povos Indígenas do RN

PPgEM promove aula inaugural do semestre 2025.2 com o professor Luiz Katu, Cacique Geral dos Povos Indígenas do RN

O doutor honoris causa pelo IFRN vai falar sobre as mídias como estratégia de defesa junto aos povos indígenas.

 


O Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai promover no dia 1º de outubro a aula inaugural do semestre 2025.2. A aula será proferida pelo professor doutor honoris causa Luiz Katu, Cacique Geral dos Povos Indígenas do RN. O convidado deste semestre também é diretor de cinema indígena, coordenador do coletivo Etnokatu e dos guardiões potiguara Katu.

 

O evento será realizado às 15h no auditório do Laboratório de Comunicação (Labcom), do Departamento de Comunicação Social (Decom) da UFRN. O tema da palestra é: “As mídias como estratégia de defesa junto aos povos indígenas”. A programação é voltada para os discentes do PPgEM e para toda a comunidade acadêmica da UFRN que tenha interesse na temática. A solenidade será transmitida pelo canal do Youtube:  https://www.youtube.com/@PPgEMUFRN.

 

Luiz Katu tem o título de doutor honoris causa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte (IFRN) e de professor honoris causa pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Ele é graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA).

 

José Luiz Soares nasceu em 1976 em Goianinha. O cacique é natural do território Katu e sofreu historicamente com o avanço do agronegócio e a luta pelo território e o reconhecimento dos povos indígenas. O cacique se tornou uma referência estadual na defesa dos direitos dos povos originários, da demarcação de terras e um representante das tradições e dos saberes ancestrais.

 

Katu é professor da Escola Municipal Indígena João Lino da Silva e da Escola Municipal Indígena Alfredo Lima na aldeia Katu, nos municípios de Goianinha/Canguaretama. Luiz Katu foi um dos defensores da abertura de escolas indígenas no Rio Grande do Norte. A Escola João Lino foi reconhecida como a primeira indígena do estado e o cacique foi o primeiro diretor do colégio.

Notícia cadastrada em: 23/09/2025 17:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao