Banca de QUALIFICAÇÃO: LAÍS EMANUELLE BORBA DE BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAÍS EMANUELLE BORBA DE BRITO
DATA : 25/09/2025
HORA: 09:30
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

DESCONSTRUÇÃO DO “FEMININO IDEAL” EM SITCOMS ANIMADOS: Aspectos narrativos, discursivos e interseccionais na construção das personagens Lisa Simpson (Os Simpsons), Turanga Leela (Futurama) e Princesa Bean ((Des)encanto)


PALAVRAS-CHAVES:

Estudos da mídia. Sitcoms animados. Personagens femininas. Estereótipos de gênero. Interseccionalidade


PÁGINAS: 101
RESUMO:

Lisa Simpson (Os Simpsons), Turanga Leela (Futurama) e Princesa Bean (Desencanto) são personagens femininas de três sitcoms animados criados por Matt Groening que, apesar de universos e períodos distintos, compartilham discursos que tensionam estereótipos de gênero historicamente reproduzidos. Todas propõem rupturas simbólicas com o “feminino ideal”, questionando representações hegemônicas do “ser mulher” na mídia. Esta pesquisa busca entender em que medida essas representações descontroem estereótipos de gênero ou, ao contrário, reproduzem padrões patriarcais atualizados; como elementos narrativos articulam normas e desvios em relação ao feminino ideal; de que forma a intersecção entre gênero, classe e raça influencia sua construção simbólica; e em que medida humor e sátira funcionam como crítica social ou neutralizam rupturas. O objetivo geral é analisar como essas personagens contribuem para a desconstrução de estereótipos de gênero e a crítica às normas patriarcais, considerando aspectos narrativos, discursivos e interseccionais. Os objetivos específicos incluem investigar normas e desvios nos discursos, avaliar limites e potenciais subversivos das representações, identificar marcadores sociais da diferença e refletir sobre o impacto dessas representações no imaginário social. Metodologicamente, a pesquisa adota abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa (Bauer; Gaskell, 2000), combinando a análise de conteúdo temática (Bardin, 2016) e a análise da materialidade audiovisual (Coutinho, 2018), permitindo identificar estereótipos, subversões e tensões interseccionais entre gênero, raça e classe nas narrativas audiovisuais. As hipóteses centrais são: 1) embora as personagens exibam autonomia, criatividade e liberdade, permanecem inseridas em estruturas narrativas patriarcais que limitam o seu potencial subversivo; 2) sob perspectiva interseccional, suas representações, predominantemente brancas e de classe média, tendem a invisibilizar marcadores como raça, sexualidade e corporalidades dissidentes, restringindo a diversidade crítica. A relevância da pesquisa reside em compreender como produções midiáticas refletem e reconfiguram discursos de gênero, classe e raça, oferecendo subsídios para a ampliação de narrativas plurais e inclusivas no campo da comunicação, em diálogo com agendas feministas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA ISABEL CANDEIAS DIAS SOARES - UdA
Externa à Instituição - DAIANY FERREIRA DANTAS - UERN
Interno - 3943432 - JOSENILDO SOARES BEZERRA
Presidente - 1460107 - KENIA BEATRIZ FERREIRA MAIA
Interna - 2887423 - THERESA CHRISTINA BARBOSA DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 15/09/2025 16:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao