O trabalho de Cezar Macedo Barros, que é servidor da Rádio Universitária da UFRN,
está concorrendo ao prêmio Papa Francisco
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou neste fim de semana a lista dos finalistas selecionados na 55ª edição dos prêmios de comunicação da entidade. Entre eles, está a tese de doutorado de Cezar Macedo Barros, egresso do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A tese intitulada “Participação da Pastoral da Comunicação (Pascom) em processos midiáticos da Igreja Católica: práticas comunitárias da Rede de Comunicadores da Arquidiocese de Natal, no Rio Grande do Norte” está concorrendo ao Prêmio Papa Francisco, que laureia as melhores produções científicas na área da comunicação na Igreja Católica.
“Fico feliz pelo reconhecimento, que une minha atividade como pesquisador e minha experiência pastoral, uma vez que atuo também na Pastoral da Comunicação, atualmente como coordenador do GT Formação da Coordenação Geral da Pascom Brasil. De modo especial, estar entre os finalistas do Prêmio Papa Francisco, um ser humano que teve um pontificado tão significativo para a comunicação e para a Igreja em si, é motivo de muita honra”, avaliou Cezar.
A pesquisa – A tese foi publicada em 2024. “A tese analisa como se processa a participação dos agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) nos processos midiáticos da Igreja Católica e propõe um modelo de rede de comunicadores, inspirado na rede formada pelos agentes da Pascom na Arquidiocese de Natal, a Recan.
A pesquisa parte da premissa que a atuação desses agentes, geralmente leigos e, em sua maioria, sem formação profissional na área de comunicação, é perpassada pela lógica de comunicação comunitária e dá visibilidade à ação pastoral da Igreja Católica no território de suas comunidades, promovendo também uma integração entre a comunicação institucional e a comunitária.
O modelo proposto, principal contribuição prática da pesquisa, considera cinco perfis de sujeitos fundamentais, que se interrelacionam em fluxos e processos comunicacionais, para qualificar a comunicação católica. A estrutura é aberta e dialógica e permite a adaptação às diversas realidades eclesiais católicas brasileiras”, sintetizou Cezar sobre o seu trabalho. O modelo proposto na tese também foi apresentado em julho do ano passado, durante um workshop no
Encontro Nacional da Pascom, realizado em Aparecida-SP.
O trabalho foi orientado pelo professor Juciano Lacerda, coordenador do PPgEM. “Eu fiz mestrado e doutorado no PPgEM, então, posso dizer que o programa possibilitou a minha formação como pesquisador. Penso que o PPgEM é um programa qualificado, com professores que são referência em diversas áreas do campo comunicacional.
Certamente, a troca de experiências com o corpo docente e com os outros estudantes diversificou os olhares sobre a minha pesquisa, permitindo o desenvolvimento de um trabalho com esse tipo de reconhecimento”, disse. A premiação – Além do prêmio Papa Francisco, várias outras iniciativas serão reconhecidas na área da comunicação. Entre os prêmios tradicionais estão o “Margarida de Prata” (Cinema), “Microfone de Prata” (Rádio), “Dom Helder Câmara” (Imprensa), “Clara de Assis” (Televisão), “Dom Luciano Mendes de Almeida” (Internet) e “Kerigma” (Pastoral da Comunicação). A novidade deste ano é a inclusão do Prêmio São Carlo Acutis, voltado às áreas de publicidade, identidade visual e design digital. A lista completa dos indicados aos prêmios está disponível em https://www.cnbb.org.br/cnbb-divulga-a-lista-dos-finalistas-da-55a-edicao-dos-premios-de-comunicacao/.
Foram inscritos 478 de iniciativas publicadas nos últimos três anos. A seleção dos três finalistas de cada modalidade foi realizada por um Júri Técnico, composto por profissionais da Pontifícias Universidades Católicas do Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Universidade Católica de Brasília e Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação.
Agora, os trabalhos estão sendo analisados por um Júri-Pastoral composto por bispos indicados pela Comissão de Comunicação da CNBB e referendados pela Coordenação dos Prêmios e pela Presidência da Conferência. Os nomes dos vencedores serão conhecidos em programa de televisão a ser veiculado nos canais de inspiração católica do Brasil, site e redes sociais da CNBB no próximo dia 23 de novembro, na festa de Cristo Rei.