Médicos influencers: mapeamento de lacunas legais e controvérsias práticas
Midiatização; plataformização; Conselho Federal de Medicina; médicos influenciadores; publicidade digital.
Com a temática inserida nos estudos sobre midiatização, este artigo dirige o olhar ao movimento de profissionais graduados em medicina que buscam a publicidade digital dos seus serviços por meio da produção de conteúdo para suas redes sociais. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as formas de divulgação realizada por tais profissionais através do Instagram e, de forma específica, debater os limites legais da realização de publicidade online por médicos em sua plataforma digital pessoal com atenção aos parâmetros éticos estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) por meio da Resolução nº 2.336/2023. Para tanto, este artigo recorre, teoricamente, às controvérsias em torno dessa prática a partir da noção de midiatização e aos processos de plataformização, digitalização e performatividade algorítmica, adotando os métodos qualitativos de revisão bibliográfica e de análise documental. A expectativa de resultado repousa na promoção de um debate sobre a necessidade de estabelecimento de premissas jurídicas efetivas relacionadas à produção de conteúdo online por médicos, contribuindo na construção de um quadro temporal sobre as políticas digitais brasileiras com atenção à participação do CFM no estabelecimento dessas normas para sua área profissional.