Banca de DEFESA: ODLINARI RAMON NASCIMENTO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ODLINARI RAMON NASCIMENTO DA SILVA
DATA : 30/01/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Online - via Google Meet
TÍTULO:

E SOBRE ESTA REDE EDIFICAREI A MINHA IGREJA: as processualidades midiatizadas na producao de conteudo dos pregadores de internet enquanto influenciadores digitais da fe.


PALAVRAS-CHAVES:

Mídia; pregadores de internet; influenciadores digitais da fé; midiatização da religião; processualidades midiatizadas.


PÁGINAS: 250
RESUMO:

Com as mudanças comunicacionais, culturais e tecnológicas da sociedade, o campo religioso foi se constituindo midiaticamente enquanto uma ambiência de novas formas e vínculos de religiosidades. E o seu processo de midiatização adquiriu protagonismo, não apenas pelo uso instrumental de dispositivos midiáticos, mas por fazer dessas novas formas de produção de sentido religioso fenômenos que ocupam o centro de interesse de pesquisadores da área de mídia e religião. Reiterando a expressão de Braga (2008), é “preciso desentranhar o comunicacional” dos fenômenos pesquisados. E foi essa a nossa tentativa ao fazer esforços no recorte da operacionalização metodológica da midiatização da religião, abrindo outros possíveis caminhos a partir daqueles já construídos pelos pesquisadores da área. Sabendo que os processos midiáticos não são simples resultados de mediação tecnológica de práticas religiosas, pelo contrário, é a partir da ambiência midiática, por meio de suas processualidades midiatizadas, que novas práticas e novas produções de sentido religioso entram em formação. Ao aprofundar o olhar para e no fenômeno da pregação midiática e midiatizada, de modo a não cair na superficialidade das nomenclaturas, dentre elas a “de internet”, tensionamos o uso das expressões “pregadores na internet x pregadores de internet”, constituindo-se como uma nova categoria em ascensão no mercado de pregações evangélicas no Brasil (Côrtes, 2014). O objetivo geral da pesquisa foi o de analisar as processualidades midiatizadas dos pregadores de internet Deive Leonardo e o pastor Antônio Júnior, a partir da produção de conteúdo na plataforma YouTube, de modo a compreender como a midiatização da religião possibilita uma escalada de profissionalização na instância do mercado de pregações evangélicas à influência digital da fé. Chegamos à conclusão de que a produção e a profissionalização de conteúdos evangélicos, a partir do YouTube, institui uma nova categoria no mercado de pregações evangélicas, especificamente midiatizada, com baixa interferência institucional religiosa, deslocada do processo de evangelização cristã organizado pelas instituições religiosas e dissociada do que entendemos quando ouvimos a expressão “pregador que usa a internet para pregar”.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ISSAAF SANTOS KARHAWI - USP
Interno - 3943432 - JOSENILDO SOARES BEZERRA
Interno - 1319361 - JUCIANO DE SOUSA LACERDA
Presidente - ***.960.618-** - LUCIANA MIRANDA COSTA - UFRN
Externo à Instituição - LUÍS MAURO SÁ MARTINO
Externo à Instituição - MAGALI DO NASCIMENTO CUNHA
Notícia cadastrada em: 23/12/2024 14:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao