Lei 10.639/03 e a universidade: A formacao dos professores de Historia e as relacoesetnico-raciais (2004 - 2022)
Lei 10.639/03; Relações Etnico-raciais; Formação de Professores;
A presente pesquisa tem como objetivo central investigar de que forma os cursos deLicenciatura em História do estado do Rio Grande do Norte incorporam a Lei nº 10.639/03,que institui a obrigatoriedade do ensino de História da África e cultura afro-brasileira naeducação básica. Através da análise dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) dos cursos,busca-se compreender como as instituições de ensino superior do estado estão contribuindopara a formação de professores de História e as relações etnico-raciais. Utilizando comoreferencial teórico Bourdieu (2001; 2007), que permitem analisar os campos sociais e oshabitus dos agentes envolvidos no processo de formação docente, evidenciando as relaçõesde poder e as disputas simbólicas presentes nas instituições de ensino. A perspectiva deOliveira (2013) sobre a relação entre universidade e escola contribuirá para compreendercomo os saberes produzidos na academia são traduzidos em práticas pedagógicas. Por fim, ateoria da profissionalização docente de Tardif e Lessard (2008). A pesquisa terá um caráterqualitativo e utilizará a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) como principalmetodologia. Espera-se que esta pesquisa contribua para uma melhor compreensão de como aLei 10.639/03 está sendo implementada nos cursos de Licenciatura em História do RioGrande do Norte e quais são os desafios e as perspectivas para a formação de professoresmais preparados para lidar com a diversidade étnico-racial em suas salas de aula.