A PRODUCAO BLUES FORTALEZENSE: (RE)CONFIGURACAO E (RE)TERRITORIALIDADE DA CENA BLUES DE FORTALEZA 2000-2008
Cena. blues; Fortaleza; Sujeitos; (Re)configuração. (Re)territorialização.
Esta tese tem como objetivo a análise da cena blues de Fortaleza, entre 2000 e 2008. O blues, depois de se consolidar como produção musical no Brasil no final dos anos 1980, também no mesmo período, começou a se desenvolver em Fortaleza, configurando sua presença e atuação. Esse desenvolvimento levou ao surgimento de uma cena blues (como se mostrará na Introdução) em Fortaleza. Posteriormente, ao longo da década de 1990, a cena se consolidou e, a partir do início dos anos 2000, se reconfigurou principalmente com a entrada de novos integrantes e com o aparecimento de novas oportunidades para o blues, readequando o campo de atuação da cena em Fortaleza. O ano 2000, como se atesta, remeteu à transição entre dois períodos da cena blues: a primeira fase (caracterizada pelo desenvolvimento/ consolidação da cena) e a segunda (representou seu crescimento). Já o ano 2008 foi marcado pela criação da associação Casa do Blues (entidade surgida em Fortaleza como consequência da atuação da cena blues). Delimitando o intervalo entre 2000 e 2008, pretendo investigar as atuações dos integrantes dessa cena a fim de identificar e problematizar suas transformações. Como fontes, destaco os depoimentos desses sujeitos (especificamente os que ingressaram a partir dos anos 2000), os materiais hemerográficos e a cartografia contribuinte para nortear a cena blues em Fortaleza e para além dela. Como referenciais teóricos, além do conceito de cena, são incluídas as discussões sobre as categorias espaço/lugar assim como as noções de (re)territorialização e (multi)territorialidades. Por fim, também em termos teórico-metodológicos, referencio a questão do ciberespaço como meio de se investigar novas formas de espacialização da cena blues.