Dança de São Gonçalo. Culturas. Memórias e Identidades.
Este trabalho visa compreender a evolução da dança de São Gonçalo de Lisieux, no estado do Ceará, de 1963 a 1990. Partindo da ideia de que essa dança tinha uma dimensão tradicional, pautada pela oralidade e outra étnica, cujos membros eram pessoas pretas, num espaço social em que estavam ligadas as formas de vida e do trabalho agrário, este estudo procura compreender de que maneira o contexto de modernidade local, marcado pela institucionalização da administração da escolarização, teve algum efeito sobre a reprodução histórica da dança. Para a realização deste trabalho, buscou-se a análise de fontes orais, na forma de entrevistas com moradoras e moradores mais velhos do distrito, bem como da documentação escolar e da igreja. Essa compreensão adveio por meio das memórias e narrativas dos colaboradores e colaboradoras sobre o objeto estudado. Neste trabalho, apresento a dança de São Gonçalo no distrito de Lisieux a partir do objetivo principal: investigar como ocorreu o desaparecimento da dança de São Gonçalo em Lisieux, propondo entender a migração da dança para regiões vizinhas. Para esse intuito, foram discutidos e embasados em conceitos que contribuíram para a compreensão dos papéis dos colaboradores e colaboradoras na construção e valorização da cultura local. Com uma abordagem qualitativa, participativa e descritiva em que se buscou interpretar as narrativas, opiniões e expectativas desses sujeitos em relação à dança e em torno do que conhecem e vivenciam sobre o espaço da pesquisa, classifica-se; também, como etnográfica, pois investigo os dançantes de São Gonçalo, para aprender as suas histórias e experiências no lugar em que convivem. Com os resultados da atividade de campo se pôde identificar a forma de dança apresentada em Lisieux, a partir da história oral. Como suporte teórico, foram utilizadas abordagens de Maria Isaura Pereira de Queiroz para fundamentar as discussões em uma abordagem da história da dança e do Santo homenageado, o que possibilitou compreender o contexto histórico-social e a chegada dessa manifestação folclórica e cultural. Consideramos que a dança de São Gonçalo, em Lisieux, inicia a sua apresentação com a vinda da família Polongo em 1963, fazendo uma possível correlação histórica com os lugares vizinhos a Lisieux.