O espelho global da nação: a capitalidade do Rio de Janeiro na virada do século na novela “Laços de Família”
Telenovela. Laços de Família. Rio de Janeiro. Leblon. Capitalidade.
Entre junho de 2000 e fevereiro de 2001, a Rede Globo de Televisão exibiu “Laços de Família”, sua 59ª novela do horário nobre, com êxito de audiência, público e avaliação positiva da crítica especializada. Escrita por Manoel Carlos, dirigida por Ricardo Waddington e protagonizada por Vera Fischer, Reynaldo Gianecchini e Carolina Dieckmann, a novela contou, em 209 capítulos, a disputa entre mãe e filha pelo amor de um mesmo homem. A crônica urbana se passava no bairro do Leblon, cidade do Rio de Janeiro, apresentando inúmeras subtramas e personagens polêmicos que mobilizaram a atenção dos telespectadores e merchandising social. Esta novela se insere em uma tradição de obras situadas no Rio de Janeiro, que fizeram dessa cidade um espaço de territorialização da nação, uma vitrine de um Brasil idealizado. Historicamente, o Rio foi construído sob o prisma da capitalidade, imaginário da cidade-capital representativa e síntese do Brasil, formadora e integradora da identidade nacional. Mesmo após a perda de posto de capital federal para Brasília, na década de 1960, a capitalidade continuou como signo fundamental da cidade do Rio de Janeiro, pois, se já não mais a exercia politicamente, o fazia através de outros recursos simbólicos, entre os quais, as telenovelas. “Laços de Família” mobilizou ícones do Rio de Janeiro para situar tramas, subtramas e personagens, fazendo dessa cidade uma espécie de “paraíso tropical”, unindo a paisagem natural e urbana, elegendo o bairro do Leblon como a representação ideal. A partir das imagens, textos, diálogos, trilha sonora e notas de produção da novela, analisaremos como o Rio de Janeiro foi representado em “Laços de Família” e em que medida o folhetim atualizou o status de capitalidade desta cidade na tradição das telenovelas globais, inserindo-a historicamente nas disputas narrativas pela nacionalidade do Brasil recente .