FORMAÇÃO HISTÓRICA DE SENTIDO: PRÁTICAS DE ENSINO DE HISTÓRIA NO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE (MEB) (1961-1970).
Escolas Radiofônicas. Movimento de Educação de Base. Ensino de História.
Este trabalho tem por objetivo investigar e analisar o ensino de história nos programas e aulas radiofônicas empreendidas pelo Movimento de Educação de Base (MEB) no Sistema Radioeducativo de Natal-RN durante a década de 1960. O movimento foi uma experiência lograda pela Igreja Católica com o decreto 50.370/1961 e que contou com a participação de leigos para a construção de uma educação de base para jovens e adultos nas áreas rurais do Brasil. Para tal estudo, analisou-se a espacialidade da memória histórica construída pelos pesquisadores sobre esta experiência educativa a fim de situar a atual pesquisa e problematizar a homogeneização da narrativa no que diz respeito ao MEB e a história do ensino de História. Analisaram-se ainda os materiais didáticos utilizados pelo movimento, tais quais: cartilhas educativas, planejamentos de aula, transcrições de programas e aulas radiofônicas e atividades de avaliação disponíveis no Arquivo Pessoal de Roberto Monte, a fim de se investigar a presença do ensino de história no movimento. Para guiar este estudo, foram utilizados como referenciais teóricos as contribuições de Michel de Certeau sobre a escrita da história enquanto a construção de um espaço de memória, de Pierre Bourdieu sobre o campo, de André Chervel com disciplina escolar e ainda das teorias de Jörn Rüsen sobre aprendizagem histórica e narrativa histórica. Estes conceitos auxiliam na compreensão sobre como o MEB estabeleceu usos e funções de práticas do ensino de História para a mobilização dos educandos e das comunidades rurais em prol da construção de outros futuros possíveis para a sociedade brasileira.