“Aprender para ensinar, conhecer para descobrir”: os ensinos de História nos cadernosde planejamento de uma professora em Natal (1990 a 1995).
.
O objetivo deste trabalho é compreender os elementos que constituem os ensinos deHistória, entre os anos de 1991 e 1992, presentes nos cadernos de planejamento daprofessora Ana Afra. No qual foram descobertos ao entrar em contato com NDM -Núcleo de Documentação e Memória da Educação do RN/IFESP- Instituto deEducação Superior Presidente Kennedy encontramos os cadernos de planejamento daprofessora, que são objetos da cultura escolar e registros cotidianos que revelam osensinos na capital do Rio Grande do Norte. A metodologia que será desenvolvida ébaseada na análise histórica da coleção de cadernos de planejamento, que atuou narede básica de ensino na cidade do Natal-RN em diversas escolas da região. Oencontro com os cadernos escolares de planejamento de uma professora delimita apesquisa ao ratificar a necessidade de escrever narrativas que revelam a diversidadede ensinos e de como se aprende História na cidade de Natal, levando emconsideração os debates existentes dentro do campo para extrapolar uma construçãohistoriográfica dicotomizada que é limitada a produções sobre um ensino tradicional einovador, presos com uma documentação Oficial.