CARTOGRAFIAS AFETIVAS COM IMAGENS DE ARQUIVO NOS ENSAIOS DOCUMENTAIS DE JOÃO MOREIRA SALLES
cartografia; documentário; ensaio; imagem de arquivo; João Moreira Salles.
Esta tese apresenta uma reflexão em andamento sobre as cartografias afetivas construídas com imagens de arquivo nos ensaios documentais de João Moreira Salles, Santiago (2007) e No Intenso Agora (2017), ainda inexplorados desse ponto de vista. De sua extensa produção como documentarista, roteirista e produtor do cinema brasileiro, destacamos esses dois títulos para compor o corpus principal desta pesquisa por seu cariz autobiográfico e pelos modos como, em cada produção, mobiliza-se um olhar introspectivo para as memórias pessoais do cineasta e para seus dramas familiares, utilizando-se de imagens de arquivo à maneira do filme-ensaio. Tais filmes constroem uma perspectiva histórica sobre o passado a partir de uma abordagem que realça a memória e a história transitando entre as dimensões do privado e do coletivo. Metodologicamente, partindo da análise fílmica, a argumentação remete a apreciação crítica dessas obras a um corpus fílmico expandido que abrange a filmografia do diretor e produções culturais com as quais ela dialoga, bem como a materiais extra fílmicos, como informações adicionais contidas nos DVDs, cartazes de divulgação, entrevistas, ensaios jornalísticos, críticas de cinema, resenhas e artigos.