ENTRE OS POTIGUARA E OS TARAIRIU:
A TEMÁTICA INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO NORTE (1952-1994)
Livro didático; Indígenas; História do Rio Grande do Norte; Espaço escolar;
A proposta do presente trabalho é analisar como as nações indígenas são apresentadas em 11 livros didáticos de História do Rio Grande do Norte, tendo como marco temporal inicial o livro escolar mais antigo localizado na pesquisa, Geografia e História do Rio Grande do Norte datado de 1952, do professor Clementino Câmara, e como marco final a obra da socióloga Marlúcia Galvão Brandão, dividida em dois volumes, intitulada Rio Grande do Norte: Nossa gente... Nossa História de 1994, obra que inaugura uma proposta singular no sentido de abarcar somente o conteúdo da História, diferentemente dos nove livros da pesquisa que tratam concomitantemente os componentes da História e Geografia dentro dos moldes da antiga disciplina de Estudos Sociais. A investigação procurou entender o lugar social – a partir das reflexões de Michel de Certeau – de cada um dos 16 autores das obras didáticas, buscando compreender as transformações e modificações na materialidade dos livros didáticos conforme proposta de Circe Bittencourt e Décio Gatti Júnior. Desta forma, a pesquisa entende o livro didático enquanto um dos principais recursos presentes no espaço escolar, sendo importante fonte histórica, proporcionando múltiplas possibilidades de pesquisa e interpretação, desta forma, se revela, também, como depositário de informações sobre as sociedades indígenas no Brasil.