"QUANDO ME DEDIQUEI À CONSTRUÇÃO MENTAL E MORAL DA PÁTRIA": A TRAJETÓRIA DE JOSÉ AUGUSTO BEZERRA DE MEDEIROS NO PROJETO EDUCACIONAL REPUBLICANO (1915-1933)
José Augusto Bezerra de Medeiros. Nação. República. Educação. Sociabilidades.
Este trabalho objetiva reconstituir a trajetória de José Augusto Bezerra de Medeiros (1884-1971) no projeto de construção de uma nação republicana por meio da educação, entre 1915-1933. Pretende-se investigar as estratégias de sociabilidade do personagem para se inserir nesse projeto e as suas proposições à esse desideratum coletivo. Além disso, procurar-se-á analisar as reações de outros atores desse projeto e de setores populares às suas propostas. No decorrer do texto, perceber-se-á que José Augusto esteve ao lado nessa empreitada, em associações e em campanhas educacionais, de nomes como Carneiro Leão, Mario Pinto Serva, Victor Vianna, Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Fernando de Azevedo, dentre outros expoentes do campo educacional brasileiro das primeiras décadas do século XX. O recorte temporal proposto leva em consideração o ingresso de José Augusto na Câmara dos Deputados, instante, segundo suas próprias palavras, em que ele passou a se dedicar à “construção mental e moral da Pátria” (PEREIRA, 1982; p-243) e a produção da plataforma educacional do Partido Popular do Rio Grande do Norte (1933), momento em que, pela última vez, direcionou caminhos a serem seguidos pela nação através de propostas de ensino. O corpus documental que será utilizado nesta pesquisa é composto pela produção do personagem — discursos e projetos parlamentares, mensagens de quando foi governador e a plataforma educacional do PP — jornais, documentos institucionais e programas de agremiações que fazem referências a ele. Do ponto de vista teórico-metodológico, o trabalho se apoia nos conceitos de rede de funções (ELIAS, 1994), de trajetória (GINZBURG, 1979) e na noção de biografia (LORIGA, 2011).