Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THYAGO VELOZO DE ALBUQUERQUE
DATA : 21/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: HÍBRIDO no link meet.google.com/vfv-xkba-cja e no NEPSA II - auditório 02
TÍTULO:
Maturidade Digital de Negócios Turísticos: proposição de modelo de medição da transformação digital no turismo, a partir do setor de meios de hospedagens
PALAVRAS-CHAVES:
maturidade digital, transformação digital, modelo de maturidade digital.
PÁGINAS: 177
RESUMO:
Os avanços tecnológicos que vivenciamos nas últimas décadas vêm alterando vários aspectos comportamentais da nossa vida em sociedade e tais transformações sociais estão diretamente ligadas às transformações tecnológicas que a sociedade se apropria. À medida que a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) vem transformando nossa sociedade, temos testemunhado como também vem ‘remodelando’ drasticamente as condições de mercado, a gestão operacional e estratégica e todos os aspectos do setor de hospitalidade e do turismo. Neste sentido vários pesquisadores acadêmicos e empresas de consultoria em gestão têm desenvolvido pesquisas e modelos a partir dos quais seja possível identificar o estágio de desenvolvimento e adoção de ferramentas e instrumentos tecnológicos nos processos empresariais, a fim de mensurar em que nível de transformação digital a organização se encontra. E, apesar de existirem várias iniciativas de pesquisas sobre maturidade digital das empresas em diversos setores econômicos, não há modelos desenvolvidos no âmbito acadêmico que abordem especificamente a atividade turística, levando em consideração suas peculiaridades e especificidades. Embora seja cada vez mais importante conhecer o estado atual e o crescimento da transformação digital nos negócios turísticos, na hotelaria e no turismo como um todo, a literatura acadêmica neste campo ainda é rara e incipiente. Deste modo, considerando a importância e a influência da transformação das TICS para o turismo e a ausência de pesquisas científicas no âmbito da abordagem da maturidade digital dos negócios turísticos, põe-se em questão como mensurar a transformação digital nos negócios turísticos de meios de hospedagens? Destarte, esta tese de doutorado tem por objetivo desenvolver um modelo de medição da maturidade digital para negócios turísticos, com foco no setor de meios de hospedagem. Para tanto, tem como arcabouço teórico os conceitos de Smart Tourism, Smart Business, Transformação Digital e Maturidade Digital, considerando que o desenvolvimento de tais modelos têm sido tradicionalmente ligados à crescente presença da tecnologia nos ambientes dos negócios. Assim, a presente pesquisa está alicerçada nos preceitos da corrente epistemológica positivista, com abordagem dedutiva, apoiada por métodos qualitativos, de caráter exploratória-descritiva, utilizando-se de estratégias da revisão sistemática da literatura, da Grounded Theory e do Método Delphi, com auxílio de análises e contribuições a partir de opinião de especialistas e com recorte temporal transversal. Como resultado, há a proposição do Modelo de Maturidade Digital de Negócios Turísticos – MMDTur, compreendido como um modelo multidimensional, estruturado em três dimensões e doze subdimensões. As dimensões são: 1. Gestão orientada ao digital; 2.Processos e Tecnologias e 3.Marketing e Clientes. Estas dimensões tem por objetivo compreender o nível de digitalização e transformação digital dos negócios turísticos, considerando desde aspectos referentes às questões de gestão dos negócios perpassando o uso de soluções tecnológicas e sistemas de gestão para otimização de processos operacionais do negócio, bem como para melhoria da experiência dos hóspedes e adoção de novas tecnologias até as iniciativas organizacionais relativas ao uso de sistemas e ferramentas digitais para otimização das atividades das áreas de marketing e relacionamento com os clientes. A concepção de tal modelo para medição da maturidade digital de negócios turísticos atende tanto a uma lacuna acadêmica, quanto a uma lacuna do mercado, visto não ter soluções que considerem as especificidades do setor turismo. Contribuindo para que as empresas tenham o conhecimento de seu nível de maturidade digital, ou seja, do quanto que sua empresa adotada de tecnologia na gestão, nos processos e relacionamentos com os clientes, auxiliando a compreender, com um pouco mais de clareza, seus desafios, perspectivas e oportunidades diante do inerente processo de transformação digital. O modelo propõe ainda uma escala do Índice de Maturidade Digital (IMDtur), que indicará o estágio da transformação digital na organização, que é o indicador que avalia o grau de implementação e existência na empresa de cada subdimensão do modelo, e consequentemente de cada dimensão. Assim, enquanto modelo, o MMDTur terá como resultado a identificação do grau de maturidade digital, o IMDtur, no qual a empresa se encontra, que está estruturado em cinco níveis: Nível I – Embrionário Digital, Nível II – Iniciante Digital, Nível III – Aprendiz Digital, Nível IV – Especialista Digital e Nível V – Líder Digital. Esta avaliação irá auxiliar as empresas a identificarem em que estágio de desenvolvimento da maturidade digital se encontram e quais elementos e estratégias precisam desenvolver para evoluir de estágio e alcançar um maior nível de digitalização e transformação digital.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSEP ANTONI IVARS-BAIDAL - Alicante
Externo à Instituição - ALEXANDRE AUGUSTO BIZ - UFSC
Externo à Instituição - ANDRÉ LUIZ VIEIRA SOARES
Presidente - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
Externo à Instituição - MARCIO MARREIRO DAS CHAGAS - IFRN