Banca de DEFESA: MELLYSSA LAYLA BARBOSA DAMASCENO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MELLYSSA LAYLA BARBOSA DAMASCENO
DATA : 30/08/2024
HORA: 09:30
LOCAL: https://meet.google.com/iyk-hdxb-bmp
TÍTULO:

A PERSONALIDADE DE MARCA DO DESTINO NATAL SOB A ÓTICA DOS GUIAS DE TURISMO


PALAVRAS-CHAVES:

Branding; Personalidade de Marcas de Destinos; Natal/RN; Turismo.


PÁGINAS: 85
RESUMO:

O turismo é uma atividade complexa cuja concepção comercial leva os destinos a investirem em diferentes estratégias para destacar-se em meio a competitividade de mercado. Uma dessas estratégias é a formulação de marcas de destino, que comunicam-se diretamente com o público turístico da localidade. As marcas conseguem criar uma relação mais profunda com os turistas a partir da personalização do destino. Dessa maneira, o turista visualiza o lugar visitado com emoções e personalidades, e outras características atribuídas a pessoas, que podem ser analisadas através do Brand Personality Scale. Como esses turistas, comumente, buscam guias de turismo para a definição de sua experiência no destino, objetiva-se com a presente dissertação: Compreender como os guias de turismo percebem a marca turística do destino Natal, a partir do Brand Personality Scale. Para operação da pesquisa, foram aplicadas técnicas de coleta quali-quantitativas, com a aplicação de 51 questionários junto aos guias de turismo da cidade, e a realização de entrevista semiestruturada com a Organização de Gestão de Destino. Para a análise, utilizou-se o Brand Personality Scale. Esse método analisa a marca do destino a partir de 42 variáveis divididas em 5 dimensões. Os dados quantitativos foram tratados com uso do software SPSS. As análises foram validadas através do Alfa de Cronbach. Os resultados apontam que os guias de turismo visualizam a cidade como Sincera, por ser apegada a família, saudável, alegre, legal, encantadora e amigável. O principal público dos guias são famílias de cidades próximas, o que pode explicar esse posicionamento. No entanto, tratando especificamente da Marca, apontam-se semelhanças entre a "Viva Natal" e "Viva São Paulo", levando ao questionamento acerca de "turistificação" do destino, ou seja, da criação de experiências, e, neste caso, marcas, que pouco utilizam a identidade local, sendo semelhantes a outros casos de sucesso. Como estudos futuros, sugere-se a reaplicação do método com turistas, preferencialmente, com uma maior amostra.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1675246 - LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
Interno - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR
Externa ao Programa - ***.181.430-** - GIOVANA GORETTI FEIJÓ DE ALMEIDA - UNISC
Externo ao Programa - 1679532 - LUIS ROBERTO ROSSI DEL CARRATORE - UFRNExterna à Instituição - JULIANA VIEIRA DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 21/08/2024 11:32
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