PREÇO, QUALIDADE DE SERVIÇOS E SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES NO SETOR GASTRONÔMICO: UM ESTUDO EM RESTAURANTES TURÍSTICOS
Qualidade de Serviços. Preço. Satisfação do Consumidor Turístico. Restaurantes. SERVPERF.
O setor de restaurantes tem experimentado um progresso contínuo. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), em 2023, juntamente com os meios de hospedagem, os restaurantes contribuíram para a criação de mais de 240 mil postos de trabalho. Destes, 90% foram gerados em bares e restaurantes. Nessa ótica, a satisfação tem se tornado crucial para o desenvolvimento desses negócios, que investem na excelência dos serviços para conquistar e manter seus clientes. Para Cronin e Taylor (1992), criadores do modelo SERVPERF, a qualidade deve ser avaliada com base no desempenho do estabelecimento durante a oferta de um serviço, levando em conta a percepção do consumidor. A presente proposta de pesquisa usará uma adaptação do modelo SERVPERF e suas cinco dimensões (tangibilidade, confiabilidade, responsividade, segurança e empatia). Adicionalmente, uma sexta dimensão será testada: a de “preço”. Partindo do exposto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a qualidade percebida, o preço e seus efeitos na satisfação dos clientes em restaurantes turísticos. Metodologicamente, essa investigação será descritiva-exploratória e de abordagem quantitativa. A coleta de dados será conduzida através de um instrumento do tipo survey contendo 30 perguntas, sendo 25 relacionadas às dimensões do modelo de pesquisa e outras 5 referentes ao perfil dos entrevistados que utilizaram os serviços de restaurantes turísticos na cidade de Natal/RN. A análise dos dados será realizada com o amparo do software SPSS, adotando a Modelagem de Equações Estruturais (MEE), com a intenção de testar se existem relações significativas entre preço e qualidade de serviços na satisfação dos clientes. Ao realizar essa pesquisa, espera-se contribuir tanto cientificamente quanto gerencialmente, tendo em vista que os resultados poderão ser úteis como amparo teórico em pesquisas futuras e também para empresas no auxílio de um planejamento estratégico dos restaurantes, visando um maior desempenho no mercado.