Banca de DEFESA: JOANA ERNESTO NEVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOANA ERNESTO NEVES
DATA : 05/06/2024
HORA: 09:00
LOCAL: sala de aula D1 do setor V
TÍTULO:

Turismo e internacionalização: estratégias de promoção e novas formas de comunicação digital (o caso de Moçambique-África)


PALAVRAS-CHAVES:

Turismo. Estratégias de Internacionalização. Promoção. Moçambique


PÁGINAS: 160
RESUMO:

OBJETIVO: O presente estudo analisa a concepção e uso de estratégias e ferramentas de promoção e comunicação na internacionalização do turismo em Moçambique, como abordagem gerencial e mercadológica, considerando suas condições e realidade atual. METODOLOGIA: Trata-se de pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem funcional e qualitativa. Utiliza as estratégias de coleta de dados primários e secundários, através de entrevistas, pesquisa documental, observações informais. Foca no público que atua diretamente no setor e nas ações do poder governamental. O corpus empírico da pesquisa é composto por informantes, dentre instituições públicas e privadas que participam na promoção do país enquanto destino internacional. Aplica o método AC (Análise de Conteúdo), utilizando o Excel como ferramenta de apoio processo analítico-interpretativo. RESULTADOS: Constata que o destino internacional Moçambique é detentor que um potencial turístico rico e diversificado em recursos naturais, patrimoniais, tradicionais singulares, oferecendo uma vasta ganha de experiências turísticas. O estudo destaca o estabelecimento de planos e documentos estratégicos que visam ao desenvolvimento da atividade e sua estratégia de promoção e marketing turístico. Mostra como se utilizam as principais ferramentas de promoção e comunicação usadas para divulgar o país a nível internacional, são a participação em feiras internacionais e as visitas de familiarização. Expõe os diversos mercados emissores e como são direcionadas as ações de promoção nos mercados em nível internacional. Demonstra a existência e uso de parcerias com o setor privado, com especial destaque para o regional para o desenvolvimento junto do turismo. Faz uso ainda de modo pouco evidente dos espaços de mídias, redes e plataformas digitais. Revela as metas alcançadas durante a vigência da última estratégia de marketing, seu alcance e limitações. CONCLUSÃO: Conclui que país tem determinação em promover o turismo internacionalmente visando aos reais e potenciais mercados emissores para atrair os turistas, embora persistem dificuldades e desafios relacionados sobretudo à gestão das plataformas digitais, e principalmente de ordem financeira e de recursos humanos qualificados.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CATIANE LOPES DE LIMA - SENAC/RN
Interna - 1675246 - LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
Interno - ALMIR FELIX BATISTA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARCELO CHIARELLI MILITO - SENAC/RN
Presidente - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE

Notícia cadastrada em: 17/05/2024 16:25
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