MATRÍCULAS: 19 a 21 de fevereiro de 2024
AULAS: 04 de março a 05 de julho de 2024
REMATRÍCULAS: 05 a 07 de março de 2024
DISCIPLINAS
HORÁRIO |
DISCIPLINA |
CH |
DOCENTE |
TIPO |
Módulo* |
Tópicos Especiais X - Turismo e desenvolvimento em territórios de vulnerabilidade: um olhar sobre o continente africano e a Amazônia |
30h |
Francisco Fransualdo e Carlitos Sitoie |
Optativa de 18 a 29/3 |
3ª Manhã |
Teoria do Turismo I |
60h |
Wilker Nóbrega |
Obrigatória |
3 Tarde |
Pesquisa Bibliométrica I |
30h |
Marcelo Porte |
Optativa |
4ª Manhã |
Tópicos Especiais XIII - Análise de discursos aplicada a conflitos socioambientais |
60h |
Mozart Fazito |
Optativa |
4ª Tarde |
Marketing em Turismo |
60h |
Lissa Ferreira |
Optativa |
5ª Manhã |
Seminário de Tese |
60h |
Wilker Nóbrega e Carolina |
Obrigatória (D**) |
5ª Manhã |
Metodologia da Pesquisa |
60h |
Mauro Lemuel |
Obrigatória |
5ª Tarde |
Princípios de Tecnologia da Informação no Turismo |
60h |
Luiz Mendes |
Optativa |
6ª Manhã |
Tópicos Especiais XI – Turismo de Base Comunitária e o Patrimônio Cultural |
45h |
Almir Félix |
Optativa |
* Módulo concentrado entre 18 e 29 de março de 2024, todas as manhas.
** Somente para discentes de Doutorado no 3 semestre.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - MESTRADO |
Estágio à Docência I – discentes do 2’ semestre Exame de Qualificação de Mestrado - discentes do 3' semestre Dissertação de Mestrado - discentes do 4' semestre |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - DOUTORADO |
Estágio à Docência II – discentes do 3’ semestre Projeto de Tese I - discentes do 5' semestre Exame de Qualificação de Doutorado - discentes do 6' semestre Projeto de Tese II - discentes do 7' semestre Tese de Doutorado - discentes do 8' semestre |
EMENTAS:
Marketing em Turismo
Conceitos, fundamentos e dimensões do Marketing Moderno. Ambiente de marketing e teorias do mercado. Os mercados turísticos e seus modelos. Estudos de marketing interorganizacional. Do marketing de transação ao marketing de relação. Oferta e demanda turística. Tipologias de demandas. Posicionamento de empresas e Destinos turísticos. Desenho e construção de Estratégias de marcas para empresas e destinos turísticos. Produtos e serviços turísticos ofertados de acordo com audiências e contextos das marcas. Metodologias de criação de valor para a sociedade através do marketing e das marcas.
Metodologia da Pesquisa
Ciência, teoria e método. Produção de conhecimento científico na área. Papel da pesquisa no desenvolvimento do turismo. Tipos de pesquisa realizadas em turismo e as diferentes formas de registro da produção científica. Estudo dos recursos analíticos e metodológicos para conceber e realizar pesquisas em Turismo, particularmente a tese de doutorado, com visão abrangente da construção de teorias e do papel delas na construção do conhecimento em Turismo, compreensão das bases e da delimitação metodológica da pesquisa científica; e as etapas do processo de elaboração e redação da pesquisa científica, em especial do projeto de qualificação e da tese de doutorado.
Pesquisa Bibliométrica I
Área temática. Softwares para construção e visualização de redes bibliométricas. Análise relacional de citação: acoplamento bibliográfico e análise de cocitação. Mineração de texto. Construção e visualização de redes de concorrência de palavras-chave.
Princípios de Tecnologia da Informação no Turismo
Tecnologia da Informação no Turismo: Conceitos e Evolução. Turismo, Internet e Comércio Eletrônico. Conteúdo Gerado pelo Usuário na Internet: Perspectivas no Turismo. Redes Sociais e Mídias Sociais: Conceitos e Exemplos. Comércio Móvel (M-Commerce) e Tecnologias Móveis: Principais aplicações no Turismo. Destinos Turísticos Inteligentes (DTI): Introdução e aplicações.
Seminário de Tese
Características de uma Tese. Área Temática. Questão de Pesquisa. Agendas de Pesquisa. Lacunas Teóricas. Contribuição Esperada. Introdução. Fundamentação. Métodos. Resultados. Discussão Teórica. Conclusão. Construção de Agenda. Título, resumo e palavras-chave. Plágio e Direitos Autorais.
Teoria do Turismo I
Conhecimento e Fundamentos Epistemológicos; Ciência e Pesquisa. Formação dos conceitos e categorias científicas do Turismo. Turismo como fenômeno e prática social. Viagem, Lazer e Turismo. História do Turismo. O campo científico do turismo. Fases teóricas do turismo. Conhecimentos Epistêmicos no Turismo.
Tópicos Especiais em Turismo X – Turismo e desenvolvimento em territórios de vulnerabilidade: um olhar sobre o continente africano e a Amazônia
Turismo e desenvolvimento em territórios do Sul Global (América Latina e África). Planejamento territorial, participação social cidadã. Experiências e vivências em contextos da contra-racionalidade espacial.
Tópicos Especiais em Turismo XI – Turismo de Base Comunitária e o Patrimônio Cultural
Turismo de Base Comunitária (TBC): conceitos e princípios. Consolidação do TBC no Mundo e no Brasil. TBC como segmento, modelo de gestão e movimento social. A política de preservação do patrimônio cultural no Brasil e o Turismo. O TBC e a valorização e preservação do patrimônio cultural imaterial. Criatividades, TBC e a preservação do patrimônio cultural: estudos de casos.
Tópicos Especiais em Turismo XIII – Análise de discursos aplicada a conflitos socioambientais
Teoria de conflitos, contexto global dos conflitos socioambientais, teoria de discursos, a centralidade da análise de discursos na contemporaneidade, tipologia de análise de discursos, a análise de discursos Foucaultiana, estrutura de análise para conflitos socioambientais.