INOVAÇÃO E DESTRUIÇÃO CRIATIVA NO SEGMENTO DE AGÊNCIAS E OPERADORAS DE VIAGENS: CENÁRIO, ESTRATÉGIAS E DESAFIOS.
Turismo. inovação. Destruição Criativa. Crises. Agências e operadoras de viagens.
As discussões acerca da inovação e destruição criativa no segmento das agências e operadoras de viagens são primordiais para entender o cenário, estratégias e desafios. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é descrever como se caracterizam o cenário, estratégias e desafios gerenciais de inovação e destruição criativa no segmento das agências e operadoras de viagens. E como objetivos específicos tem-se: Apresentar o setor de agências e operações de viagem, sua organização, estrutura e funcionamento no mercado local; Discorrer sobre as ações e inovações de gestão no cenário de crises pelas agências e operadoras de viagens nos últimos cinco anos (2019 a 2023); Identificar as mudanças, rupturas e transformações internas e externas (destruição criativa) necessárias e planejadas pelas agências e operadoras de viagem. O estudo é exploratório, com método de análise qualitativo e quantitativo feito através de questionários via Google Forms, Como técnica de análise de dados foi feita análise de conteúdo de Bardin (2009). O universo da pesquisa abordado é empresas do Rio Grande do Norte credencias na AMBAV E CADASTUR. Desta forma, chegou-se a 450 empresas. Como não foi possível pesquisar todos os elementos, pelo fato do tempo hábil, estabeleceu-se dentro da população estudada uma amostra não probabilística por conveniência, que abrangera entre 8 a 10 agencias e 1 a 3 operadoras, que se dispuseram a colaborar com a pesquisa. Quanto aos resultados obtidos, identificou-se que as agências de viagens enfrentaram um momento de incertezas e inúmeras dificuldades, em razão da atual crise econômica resultante da pandemia, além de outras crises que já enfrentaram durante o tempo de existência. Notou-se que as agências e os gestores de grande parte da amostra realizaram diversas ações isoladas, voltadas para à crise enfrentada apenas para sobrevivência da crise momentânea e que a inovação é a grande aliada dessas empresas para sobrevivência diante dos cenários de dificuldades.