CENTELHAS DE UMA CIDADE TURÍSTICAS NOS CARTÕES-POSTAIS DE JAECI GALVÃO (1940-1980)
Cartão-postal; fotografia; Jaeci; paisagem; Natal; turismo.
O cartão-postal é um meio de comunicação que ganhou popularidade no momento em que a fotografia foi vinculada a seu suporte. Circulou privilegiando, principalmente, as vistas das cidades. Assim, compôs uma tríade entre a paisagem, a fotografia e o turismo. A visualidade que carrega articula-se entre indícios de representações, relações, formas de consciência coletiva e de maneiras de ver o mundo. Em Natal, o fotógrafo Jaeci Emerenciano Galvão registrou as transformações urbanas e sociais, com foco nas intervenções que enfatizavam os centros urbanos, como espaço social e de progresso e a natureza como espaço de contemplação e fruição. São imagens com questões sociais e culturais muito claras, já que a fotografia existe a partir de um processo de criação que consiste em escolhas e decisões sobre o que merece ser fotografado. Assim sendo, a presente pesquisa investiga o papel das fotografias evidenciadas nos cartões-postais, de Jaeci, tendo em vista a inserção do turismo nos espaços natalenses e a visualidade assumida no contexto de sua própria identidade. O arcabouço teórico que compõe as discussões a respeito da paisagem, da cidade, do turismo e da representação fotográfica nos cartões-postais, está focada na pesquisa bibliográfica fundamentada nas ideias de Schama (1996), Corbin (1989), Cosgrove (1998), Kossoy (2003; 2006; 2009), entre outros. Essa investigação, contribuiu para interpretar e compreender a construção simbólica apresentada nos cartões-postais. Metodologicamente o trabalho foi elaborado, também, através de pesquisa em acervos, jornais, levantamento dos cartões-postais, entrevistas e a análise iconográfica e iconológica proposta por Kossoy. Ao final, conclui-se que os cartões-postais de Jaeci Galvão estabeleceram-se como elementos essenciais para a representação simbólica das paisagens turísticas em Natal.