O H-LEISURE COMO FORMA DE LAZER DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: UM ESTUDO DO JOGO DIGITAL PUMP IT UP
Lazer. Lazer eletrônico. Lazer híbrido. Pump It Up. Turismo.
A sociedade contemporânea se encontra inserida em um contexto físico-digital em suas relações, sejam sociais, laborais, educacionais, assumindo, dessa forma, um caráter eminentemente híbrido em termos de uso de espaço e recursos. No contexto do lazer, essa realidade igualmente se apresenta. Tradicionalmente, se observa a prática do lazer em sua dimensão física/presencial, e o e- leisure, que refere-se ao lazer na dimensão digital/virtual, sendo caracterizado pelo uso de recursos tecnológicos. Contudo, ainda se percebe a existência de lacunas no tocante a modelos conceituais que possam caracterizar práticas de lazer que ocorrem simultaneamente em ambas as dimensões. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é caracterizar o lazer híbrido (h-leisure) como uma nova forma de lazer na sociedade contemporânea, tendo como foco o jogo digital Pump It Up e seus desdobramentos. A Pump It Up é um esporte eletrônico sul coreano que se utiliza tanto do espaço digital por utilizar de um recurso tecnológico quanto do espaço físico, por exigir movimentos físicos/presenciais por parte de seus praticantes. Busca-se ainda identificar o potencial de atratividade turística de eventos de Pump It Up. A metodologia utilizada se caracteriza por uma pesquisa explicativo-exploratória de natureza qualitativa e quantitativa realizada com praticantes de Pump It Up. Os resultados obtidos no estudo contribuem para com o modelo conceitual de h-leisure proposto e corroboram com a discussão da prática do jogo eletrônico Pump It Up como exemplo de jogo ativo e opção de lazer híbrido contribuindo para com o entretenimento, saúde e socialização dos indivíduos.