Responsabilidade Social Corporativa e Cibersegurança no setor turístico: Um estudo à luz das Travel techs
Startups. Responsabilidade social corporativa. Proteção de dados. Tecnologia. Turismo.
O acesso continuo à internet permitiu o aumento da geração de dados entre usuários e empresas. Esses dados abrangem informações sobre destinos turísticos, dados pessoais, histórico de compras, dados bancários e de cartões de crédito. A principal características dos dados indicam vulnerabilidade, devido a sensibilidade dessas informações. Logo, surge o alerta para proteção e privacidade de dados. Considerando a possibilidade de vazamento de informações, torna-se necessário adotar medidas que minimizem o impacto. Com esse intuito surge a Responsabilidade social corporativa (RSC) que trata de aspectos que as empresas devem desenvolver para ser um bom cidadão corporativo. Logo o objetivo da pesquisa é caracterizar o papel da Responsabilidade Social Corporativa (constituída por responsabilidade legal, econômica ética e filantrópica) no desenvolvimento de ações de cibersegurança em Travel Techs. Tendo como objeto de estudo as travel techs que são empresas que possuem soluções tecnológicas para melhoria dos processos no turismo. A característica de ofertar produtos e serviços online da travel tech pode vir a ser considerado um agente de risco de violação de dados, logo, torna-se importante estudar quais as ações para a sua proteção. A metodologia utilizada baseia-se na pesquisa qualitativa com suporte na análise de conteúdo de Bardin (2016), com realização de uma pesquisa empírica com foco na análise de estudos múltiplos. A amostra é composta por startups aspirantes que estão vinculadas a incubadoras de empresas do estado do Rio Grande do Norte. Espera-se que os resultados evidenciem benefícios da proteção de dados em utilizar a RSC como medida de cibersegurança nas travel techs, assim como as principais dificuldades encontradas.