PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Téléphone/Extension: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de DEFESA: FERNANDO FIRMINO MASSANGO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDO FIRMINO MASSANGO
DATA : 06/06/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Híbrido: Presencial: sala de aula D1 do setor V / Virtual: https://meet.google.com/rrr-gmgk-oug
TÍTULO:

Ensino baseado em competências nos programas de formação técnico-profissional em turismo no Município de Inhambane


PALAVRAS-CHAVES:

Educação em turismo; Competências; Ensino baseado em competências; Formação técnico-profissional; Município de Inhambane


PÁGINAS: 230
RESUMO:

A educação em turismo e hotelaria constitui um fator crítico na qualificação dos profissionais do setor. O ensino técnico-profissional (ETP) aliado ao modelo de ensino baseado em competências desempenham um papel relevante na formação em turismo e hotelaria. Juntos contribuem na redução versus mitigação da discrepância entre as competências desenvolvidas na formação e as competências exigidas pelo mercado. O estudo visou compreender os mecanismos de aquisição e desenvolvimento de competências e mudança de atitudes e comportamentos nos programas de formação técnico-profissional em turismo no Município de Inhambane (MI). No que concerne à metodologia, o estudo é qualitativo, descritivo e exploratório. As entrevistas e questionários constituíram os instrumentos de coleta de dados definidos para a condução do estudo. Quanto às entrevistas, estas foram dirigidas aos gestores das instituições de ensino técnico-profissional (IETP) em turismo e hotelaria no MI; e representantes de entidades públicas e privadas ligadas ao turismo e hotelaria e, igualmente, à empregabilidade no setor. Em relação aos questionários, estes tiveram como público-alvo os egressos das IETP e empregadores do setor do turismo e hotelaria no MI. Igualmente, o estudo foi conduzido através da análise de instrumentos (documentos) norteadores da educação em Moçambique e, particularmente, do ensino técnico-profissional em turismo e hotelaria. A análise dos dados fornecidos pelos diferentes intervenientes do estudo e igualmente pelos instrumentos norteadores do ETP em turismo e hotelaria no MI permitiu, de forma global, trazer os seguintes resultados: o ETP em turismo e hotelaria no Município de Inhambane é conduzido em obediência do Quadro Nacional das Qualificações Profissionais (QNQP); as habilidades operacionais (hard skills) e funcionais (soft skills) constituem as competências definidas nos programas de formação técnico-profissional em turismo no MI; o processo de desenvolvimento de competências é feito tendo em conta o definido nos programas dos diferentes cursos e as condições e recursos efetivamente existentes, como é o caso de instalações e equipamentos, professores e recursos financeiros. Continuando, vários constrangimentos são encontrados no decurso do processo de ensino- aprendizagem (PEA). Esta situação compromete, em certa medida, o desenvolvimento de competências previstas nos programas dos cursos das IETP. Desse modo, conclui-se que o PEA nos cursos técnico- profissionais em turismo e hotelaria no MI apenas contribui para o desenvolvimento de competências básicas para a realização de atividades no setor do turismo e hotelaria. As competências desenvolvidas não se encontram ajustadas à atual dinâmica e exigências do setor do turismo e hotelaria, tanto no contexto mundial como local. Assim, o estudo propõe um framework de formação que contempla as competências do mercado e o perfil educacional das formações técnico-profissionais em turismo e hotelaria no Município de Inhambane. Nessa perspectiva, o framework proposto visa tornar o ETP mais responsivo às atuais dinâmicas e demandas globais e locais do setor do turismo e hotelaria. Propõe-se um ETP baseado na relação harmoniosa e articulada entre as tendências globais setor do turismo e hotelaria, tendências globais da educação em turismo e hotelaria, Estado, instituições de ensino técnico- profissional e empresas do setor do turismo e hotelaria no Município de Inhambane.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1372521 - MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 2859852 - MAX LEANDRO DE ARAUJO BRITO - UFRNExterno ao Programa - 2227229 - PIO MARINHEIRO DE SOUZA NETO - UFRNExterno à Instituição - DANIEL ALMEIDA BEZERRA
Externo à Instituição - ESDRAS MATHEUS SILVA MATIAS

Notícia cadastrada em: 24/05/2024 10:49
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