QUALIDADE PERCEBIDA E SATISFAÇÃO NO TURISMO DE BEM-ESTAR
Turismo de saúde; Turismo de bem-estar; Qualidade percebida; Satisfação do consumidor.
A área de turismo, de forma geral, está associada à experiência e a qualidade dos serviços, envolvendo diferentes características para a satisfação do consumidor. Neste estudo, examina- se o segmento do turismo de saúde, precisamente o subproduto turismo de bem-estar. Pesquisas recentes têm direcionado o turismo de bem-estar envolvendo a qualidade, satisfação e experiência do usuário (He et al., 2021, 2022; Medai et al., 2022; Sangpikul, 2022; Wei & Kim, 2022). O estudo tem como objetivo central analisar os fatores que contribuem para a qualidade percebida pelos consumidores no turismo de bem-estar, examinando de que maneira influenciam na satisfação geral dos serviços e na fidelização dos clientes. Para fins metodológicos, a pesquisa se caracterizará com abordagem qualitativa e quantitativa, intencional, não-probabilística. A tese será composta por 3 fases. A primeira aborda as rupturas da temática, a construção do objeto de estudo e o desenho da investigação. A segunda fase envolve a observação, coleta e análise de dados e a terceira dedica à interpretação e apresentação dos resultados. Foram realizadas três pesquisas preliminares da primeira fase: 1) revisão sistemática de estudos sobre o turismo de bem-estar na Web of Science (WOS) de 1987 a 2022, totalizando uma amostra de 248 artigos válidos, analisando as variáveis: objetivos, palavras-chave, dimensão do bem-estar, tipologia de turismo, autores e países; 2) mineração de dados por meio da análise de comentários de consumidores de 14 SPAs do Rio Grande do Norte (RN) através do Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU); e 3) avaliação de modelos de gestão da qualidade percebida para embasar o desenho da pesquisa. Para as análises preliminares da fase 1, foram empregados os recursos dos programas Endnote, Iramuteq (versão 0.7 alpha) e VOSviewer. A fase 2 da pesquisa, focada na coleta de dados, será conduzida com abordagem quantitativa, mediante a aplicação de questionários junto a consumidores de bem-estar que tiveram alguma experiência nos últimos 12 meses. Os dados quantitativos serão coletados por meio do Google Forms e inseridos em uma planilha utilizando o Microsoft Office Excel. Posteriormente, esses dados serão importados para o programa estatístico Statistical Product and Service Solutions (SPSS), visando assegurar a veracidade e eficiência das informações coletadas. Os estudos da fase 1 serão atualizados, conferindo maior robustez aos dados. A principal expectativa é que o estudo contribua para o avanço da pesquisa sobre o segmento de turismo de bem-estar no Brasil, bem como possa obter dados que auxiliem gestores, pesquisadores e acadêmicos com relação às melhores práticas de gestão para esse segmento, compreendendo as motivações, expectativas e experiências adquiridas pelos consumidores dessa área.