PERSONALIDADE DE MARCA DO DESTINO NATAL/RN, BRASIL
Branding; Personalidade de Marcas de Destinos; Natal/RN; Turismo.
Com a intensificação da concorrência turística em nível global, desencadeia- se o crescimento de diversos atrativos nos destinos e, cada vez mais estes ficam subjugados às exigências de prestadores de serviços que os comercializam, como as agências, operadoras e até mesmo os guias de turismo, bem como as políticas públicas de incentivo ao turismo. A partir dessa vertente, a oferta passa a ser divulgada através personalidade de marca de um destino, assim os destinos passam a ser escolhidos a partir da análise do turista quanto as características que um destino manifesta. Logo, compreender o comportamento do turista acerca da personalidade da marca de um destino assegura grande benefícios, vantagens estratégicas e de competitividade às instituições de Turismo, colaborando para a realização de objetivos que esses destinos venham a ter. Nesse sentido, esta pesquisa irá tecer as vertentes principais de Branding e Personalidade de Marca, tendo como objetivo de estudo o Destino Natal/RN, território funcional que abrange bem mais do que o território político-administrativo do Rio Grande do Norte (RN). Sendo assim, na busca de contribuir com a discussão e propor uma reflexão acerca da Personalidade de Marcas de Destino, a pesquisa sobre Branding será pautada a partir do estudo de Brand Personality Scale [BPS] de Jennifer Aaker (1997). Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, onde será construído a partir da abordagem qualitativa e quantitativa, com o objetivo de alcançar melhores resultados de coleta e por migrar de formas distintas nas diferentes fases da pesquisa.