PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO NO BRASIL: Uma análise sobre o uso de tecnologias para o ensino
Turismo. Ensino. Práticas Pedagógicas. Pós-graduação. Metodologias Ativas. Tecnologias Educacionais. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Modelo TPACK.
A inovação no sistema de ensino surge para repaginar um modelo educacional recorrente de décadas passadas. O uso de Metodologias Ativas (MAs), Tecnologias Educacionais (TEs) e das Tecnologias Digitais da Informação e
Comunicação (TDICs) no ensino, atualmente, tem sido forte aliado no processo de ensino-aprendizagem e também ferramenta essencial e inspiradora para os novos paradigmas educacionais. A problemática apresentada neste estudo decorre das apreciações teóricas e práticas acerca do ensino mediado, na maioria das vezes, pela ausência de práticas pedagógicas inovadoras na formação docente dos alunos da pós-graduação, refletida pelas limitações do corpo docente sobre o uso de tecnologias para o ensino. Diante disso, o professor universitário, enquanto formador de educadores, necessita estar em constante interação com as tendências educacionais, com novos sistemas de trabalho, reinventar-se constantemente, além de criar novas proposições metodológicas em sala de aula, sobretudo quando reflete-se sobre o novo cenário mundial. Neste contexto, o objetivo que norteia esta pesquisa é analisar a percepção do docente da pós-graduação em turismo no Brasil sobre o uso de metodologias ativas, tecnologias educacionais e tecnologias digitais da informação e comunicação como práticas pedagógicas inovadoras para o ensino. O corpus desta pesquisa é contribuir para que os professores alinhem suas metodologias de ensino ao cenário de inovações do século XXI. Além disso, espera-se que este estudo auxilie na formação do discente em seu processo de aprendizagem enquanto aluno, e que reflitam sobre a aplicabilidade de métodos que potencializem os conteúdos que serão desenvolvidos em suas salas de aula, durante a carreira docente. O estudo caracteriza-se como exploratório-descritivo, e de abordagem quantitativa. O levantamento teórico foi realizado por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que embasa a proposta apresentada, e que confirmou a necessidade de realização deste estudo na área do ensino de Turismo. Sobre o instrumento de pesquisa, o mesmo está fundamentado, principalmente, no modelo do Conhecimento Tecnológico do Conteúdo Pedagógico - Technological Pedagogical Content Knowledge - (TPACK), que tem sido utilizado em diversas pesquisas na área da educação para identificar tipos de conhecimentos que devem convergir para que docentes possam alinhar suas práticas pedagógicas ao uso de MAs, TEs e TDICs em suas propostas de ensino. Os dados foram analisados através da análise descritiva e de conteúdo com auxílio do software estatístico SPSS. Dentro do campo dos resultados a pesquisa indicou que, nos últimos tempos, houve uma significativa aceleração no processo de inserção de MAs, TEs e o uso das TDICs no ensino, sobretudo no ensino superior, desencadeando novas práticas pedagógicas. Porém, o cenário aponta que, ainda, existem grandes desafios, em termos de infraestrutura adequada, formação do professor, implantação de novos métodos e propostas de ensino, revisão de currículo, entre outros desafios que precisam ser superados.