Você me Ama? Análise do Destino Turístico Natal-RN por meio da Teoria Lovemarks
Amor à Marca; Marca de Lugar; Lovemarks; Destino turístico.
É perceptível, sobretudo no consumo de produtos e serviços, que existem algumas marcas amadas por seus consumidores. A Teoria Lovemarks, proposta por Kevin Roberts, afirma que as marcas devem se relacionar com seus clientes em um alto nível de vínculo emocional, fazendo com que haja um sentimento de amor entre pessoa e marca. Este construto vem sendo estudado em áreas como marketing e comportamento do consumidor, mas ainda carece de um maior aprofundamento no âmbito das pesquisas em turismo, especialmente em relação à destinos turísticos. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo analisar o destino turístico Natal-RN com base na Teoria Lovemarks. A mencionada teoria afirma que uma marca é considerada uma marca de afeto quando os clientes sentem alto nível de amor (mistério, sensualidade e intimidade) e respeito (confiança, reputação e performance) por ela. Trata-se, portanto, de uma investigação descritivo-exploratória de abordagem quantitativa. A coleta de dados se dá por meio de um questionário elaborado para obter a percepção dos turistas em relação ao amor e respeito perante a marca do destino Natal-RN. A análise dos dados será feita com auxílio do software SPSS, utilizando a modelagem de equações estruturais, a fim de testar o modelo proposto no estudo, com a finalidade de verificar se existe relação positiva das dimensões da Teoria Lovemarks no contexto de destino turístico. Com a realização desta pesquisa, espera-se contribuir na perspectiva acadêmica e gerencial. Os resultados obtidos poderão auxiliar na otimização dos recursos destinados aos planos de marketing de destinos, sustentando a criação de estratégias para a consolidação de uma marca turística da localidade que garanta presença no coração e mente dos visitantes, culminando em maior desempenho no mercado e melhor posicionamento do destino.